Paleta de cores , som, ate mesmo a quantidade de memoria do cartucho é usado como argumento contra o Mega , vários mitos criados baseados em ports específicos que sempre são apontados pelos "especialistas" onde de fato o Snes mostra qualidade.
Mas quando acontece o contrario ? não são raros os casos onde o console de 1988 da SEGA da um baile no da Nintendo lançado 3 anos mais tarde , e isso não podia acontecer sendo uma tecnologia mais recente.
A começar pelo enquadramento bem particular dos consoles Nintendo dessa época , Nes, GameBoy , Snes todos com dimensões que não chegam a 4:3 padrão naqueles tempos.
Os consoles Nintendo espediam imagens em um quadrado perfeito que se esticavam para os lados para preencher as antigas TRCs o que deixava os personagens de um port em comum gordos e deformados alem de esconder parte do cenário.
Isto é um problema , que se torna evidente na adaptação do Prince Of Persia 2 para o Nintendo cuja a tela se desloca repentinamente para o lado para compensar o cenário escondido o que acaba "vendendo" o jogador habituado a versão original desse jogo e ate mesmo quem nunca jogou.
A questão do som é a mais citada pelos faboys Nintendo , sera que procede? me diz como um console que gera vozes como as de Strider 2 , Comix Zone, Alien Soldier pode ter um som ruim? eu devo ter jogado Vectorman e Street Of Rage 2 em outro console.
Mas ai lembram de Rock n' Roll Racing apenas, onde a Blizzard se mostrou incompetente na conversão, (e nada alem disso) . sera que esses mesmos críticos compararam Samurai Shadow do Mega com Snes?
Vectorman , Street of Rage 2 , Sonic 3, ate mesmo Show do Milhão feito no Brasil , são inúmeros os exemplos de que não ha nada de errado com o som do Mega , mas nada é o suficiente para os Nintendistas ferrenhos.
Fica muito fácil hoje jogar uma rom de Mega em um emulador f#dido como Gens e dizer que o Snes é melhor , alias é tipico do nintendista usar esse emulador.
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Em emuladores a quantidade de cores cai no Mega pela perda do entrelaçamento , efeito gerado por software que dava ao Mega 128 cores por vez nos antigos TRCs |
O ultimo mito a cair por terra foi o limite de memoria por cartucho que teria atingido o auge em S.Street Fighter com 40 MB. mas e o Pier Solar de 2010 que chegou a 64? segundo os Nintendistas de plantão o Snes poderia chegar a 100MB. algo estranho ja que o console tem tantos ports editados como Final Fight , Prince of Persia 2.
O caso da paleta de cores é de fato um limite de hardware mas não de software , mas poucos procuram saber ou pesquisar.
E a questão de processamento que sempre foi vital em qualquer segmento envolvendo gráficos é principalmente jogos? sera que o pessoal acha mesmo que o Snes teve aquele monte de RPGs por opção ou estilo?
Esse quesito e vital na jogabilidade superior do Mega alem na nítida capacidade de lidar com vários elementos vivos ao mesmo tempo na tela , os chamados "sprites".
Logo em seus primeiros jogos o Mega ja exibe uma profundidade unica como em "World of Illusion" onde se nota varias camadas de cenários, essa diferença é vista também em toda serie Sonic que esbanja vida principalmente no terceiro jogo da serie feito nos EUA. Alias , este foi criado justamente com esse intuito, é só comparar a animação de um cenário de Sonic com um Mario, chega a ser humilhante.
Não é atoa que o console Sega ficou conhecido como o videogame voltado pra ação esbanjando velocidade sem pausas entre telas.
Na sequencia abaixo imagens originais respeitando o aspect ratio.
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Mickey Mania , logo no começo a diferença do Mega para o Snes é gritante , facilmente você repara cortes de efeitos visuais e sonoros como filme envelhecido que ficou de fora na versão Nintendo. |
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Aqui no Mikey Mania fica claro o enquadramento mais bonito no console Sega, sem contar o repertorio sonoro como vozes e FX que misteriosamente sempre é menor nos ports da Nintendo. |
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"A primeira impressão é a que fica " a big n pelo visto se baseia muito nisso pois seus jogos sempre focam em detalhes no primeiro contato como uma musica na abertura ou um menu mais chamativo mas sempre tirando com a outra mão mais a frente . Repare no detalhe do reflexo do sol na lente em EarthWorm Jim. bacana né? mas para por ai, pois o port alem de encaixar mal na tela assim como os outros se mostra também castrado no repertorio e em outros efeitos visuais mais a frente.
Repare na sequencia a baixo na fase submersa onde o processador do Snes não conseguiu fazer a distorção da imagem gerada pela ondulação da aguá, sem contar alguns elementos do fundo que foram retirados.
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Toda a tela em movimento , diferente da versão Nintendo. |
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As imagens quadradas sempre são do Snes. As retangulares Mega. |
Especialmente nessa fase se nota uma qualidade sonora bem superior no MegaDrive, comprove você mesmo.
Battletech, MK3, FlashBack , EarthWorm Jim, esses são alguns dos jogos onde fica mais evidente a falta de alguns sons digitalizados ou faixas inteiras de musicas , algo corriqueiro no Nintendo. em alguns jogos como Mikey Mania é menos evidente mas um ouvido mais aguçado logo percebe um gemidozinho a menos.
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Vendo assim eu diria que se tem um console com problema de paleta este é o Snes , veja com Desert Strike fica mais bonito na tela retangular. |
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Tome como referencia o logo do jogo e veja o quando o Snes perde em visão periférica. |
É logico que ligado em uma TV 4:3 o Snes não vai exibir faixas pretas para enquadrar sua imagem quadrada , essa imagem é automaticamente esticada para os lados para compensar a falha, e então vem o problema com personagens achatados , ou gordos mesmo se preferir.
Isso nas antigas TVs 4:3 , sem contar as atuais em LCD.
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A Esquerda Doom no Snes que só foi possível com um chip extra de nome FX, ja a direita um jogo de base similar "Duke Nukem 3D" feito no brasil usando tão somente o hardware do console de 1988. |
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SVP da um show de velocidade trabalhando junto com o processador do Mega, o resultado final e visivelmente mais rico que Star Fox, jogo que recebeu uma homenagem no titulo ResQ para Mega Drive que tem uma fase de bônus bem parecido com o clássico da Nintendo( e sem FX mais uma vez).
Sem contar uma demo de um port do Star Fox feita por fans para Mega(Ultima foto)
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Alguém aqui ja sentiu dificuldades em tomar distancia para dar voadoras em MK1 do Snes? |
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Mais um porte caindo como uma luva no Mega. |
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Campo de visão reduzido e disfarçado com uma moldura no Snes... jogo Toy Story |
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Aladdin, mais um clássico com som irretocável no Mega. |
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Afinal de contas o que tem de tão extraordinário nos gráficos de Donkey Kong? gráficos pre digitalizados amplamente usados em jogos do tipo Mortal Kombat , Batman Forever e Toy Story.
Mas como se trata de Nintendo ne, o barulho é desproporcional, como se não tivesse esses jogos que citei no Mega ,alem de Vectorman e Sonic 3D. alias alguém ja viu a abertura deste ultimo ?
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Adoram tripudiar a superioridade do Snes usando jogos como Rock n' Roll Racing mas quando acontece o contraio fazem questão de esquecer. Samurai Shodown Mega ficou mais próximo do NeoGeo em todos os quesitos não foi por acaso, a diferença de som jogabilidade e tamanho de sprites e clara.
Another World , Mikey Mania e Batman Forever são alguns dos jogos que o Snes apresentam loadings irritantes, mesmo sendo um console em cartucho ,coisa que não acontece nem em Heart Of The Alien Sega CD que é isento de carregamento entre telas .
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Efeitos de Luz cortados do port Snes. |
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Imagens sobrepostas dos dois consoles mostrando o quanto do jogo fica de fora no Nintendo influindo diretamente no desempenho do jogador que fica com o campo limitado. |
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Aqui um exemplo do que a compensação do Snes faz com a imagem final do jogo que fica distorcida. |
Pode reparar esse eterno "mimimi" de Mega Vs Snes sempre começa do lado de um Nindendista , eu mesmo nunca vi um usuario de Mega abrir um topico pra debater isso, sempre tem um mininão velho ja cheio de pelo na cara tentando provar que o nintendo é o dono da parada por esse ao aquele motivo.O que dizer do inicio dessa geração onde encheram o saco por foruns a fora tentando provar que o Wii era melhor que X-Box e Ps3 e agora estão ai com um belo peso de papel vendo a banda passar. Uns caras muitas vezes ja casados e com filhos que não mostram o menor constrangimento na hora de sair em defesa de um Mario kart rsrs, Alias como diria meu amigo Paulo Jr, Mega X Snes se resume a Road Rash e Mario Kart.
Enfim , se tem tanta certeza da superioridade Nintendo pra que ficar levantando a questão o tempo todo? só sei que essa historia é muito chata, cada console teve seu papel e cada um que fique com o seu preferido, uma questão de perfil.
É verdade que quem começou isso foram as revistas hoje extintas que ficavam procurando chifre em cabeça de cavalo procurando diferenças entre ports com avaliações coloridas e bem particulares geralmente em publicações recheadas de jabá de Nintendo.
Gosto muito do Snes video game que passei horas debulhando jogos espetaculares como Metroid e Star Fox, mas os fanboys precisam entender que a "Big N" nunca teve o melhor console e na era 16 não foi diferente.
E caso para se repensar , é justo compara um hardware de 1988 com outro de 1991? nada mais que 3 anos de evolução tecnológica se passaram e o Nintendo se desdobra pra não fazer feio e ainda consegue perder por varias vezes , claramente um console feito "nas cochas" vide seu desenho externo e anatomia dos controles.
3 anos de diferença , praticamente a mesma distancia do Mega para seu predecessor Master System.
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