terça-feira, 16 de outubro de 2012

Emuladores e seus Front-Ends saudosistas... porque não?


Certa vez cai na besteira de perguntar em um forum internacional que dava suporte a um determinado emulador o porque de emuladores rodarem em uma janela simples e não fazerem mensão alguma as plataformas emuladas. penso que no minimo deveria haver um sistema de Print Screen que te desse um Preview do jogo a ser rodado.

Enfim , a discussão não foi muito longe pois fui logo apedrejado por russos , alemães e americanos que se indignaram desproporcionalmente a uma pergunta tão banal. o Administrador do forum ate foi paciente dando um resposta plausível dizendo estar mais focado na compatibilidade do programa do que beleza em si. Mas ainda sim acho que isso não impediria um terceirização de algum voluntario que se interessasse na parte gráfica.

Fato que não interessa ser bonitinho ou feio , o importante é rodar o jogo favorito, e isso que importa e também vejo como prioridade, mas que seria legal seria um pouco mais da acescência do console ali como é feito no emulador Meka de Master System.




No caso do Magic Engine poderia ter uma imagem do console ao fundo pra ficar ainda mais bacana , mas ainda sim o emulador mostra o controle do aparelho e tem partes funcionais bem interessantes como um Preview dos jogos que na minha opinião deveria ser padrão em todos os emuladores.

---




O Virtual Jaguar esta engatinhando como emulador , sequer tem o básico como FullScreen , mas seu programador ja ensaia algo como um preview em formato de cartucho, muito interessante

----




O Fusion deve ser o melhor emulador disponível na internet hoje , acho que nenhuma plataforma tem esse privilegio de ter um emulador tão competente e apurado , (o emulador perfeito!)

Mas assim como os demais não liga muito para a questão , nem o nome lembra o console exceto pelo layout do GameGear que aparece na emulação do portátil.




Se tem um emulador que da rasão aos estressados la do forum que falei esse é o Bee emulator , um emulador multiplataforma que tem um acabamento bonitinho mas na questão de emulação é um desastre , a emulação de um mero Atari 2600 da mais lag do que se eu emular um jogo de Wii no Dolphin.



Yabause Qt, um emulador de código aberto que também esta engatinhando ainda , tirando o Shinobi que rodou mais ou menos cheio de barulhos estranhos não consegui emular mais nada direito, mesmo tão precário na emulação uma imagem do belo controle do Sega Saturn esta la satisfazendo o nosso lado saudosista.

----



A primeira emulação a gente nunca esquece , e o KGen98 não sai da memoria nunca , seu menu tem uma justificativa pois o programa foi originalmente feito pra MsDos onde não havia interface gráfica, então algo tinha que ser feito para dar agilidade ao usuário.

Não era tão saudosista mas era possível ver uma marca d'água em forma de console ao fundo do menu principal , detalhe para o capricho da barra de volume imitando as TVs da época.

----



O mais competente de todos nesse quesito é com certeza o Meka, ele alem de ter a bios clássica do console tem imagens do aparelho que inclusive acende a luz quando ligado , sem contar os periféricos que estão todos la

Mas na parte de emulação o Meka se perdeu nas ultimas versões , alem de não se atualizar no quesito resolução que permanece em 640x480 mesmo estando no menu, conseguiu estragar o sistema de áudio que não sei porque fora mexido.

Uma gama de barulhos estranhos torna estressante a jogatina , seu criador vem tentando recuperar isso mas ate agora sem sucesso.

Hoje não se justifica mais este emulador tendo em vista outros como Regen e Fusion que emulam essa plataforma perfeitamente.


Vovó ja dizia , o que vale é a beleza interior , e se for reparar os emuladores menos apresentáveis são os que cumprem melhor seu papel na emulação do hardware. vide o SSF , Fusion, Snes9x.

O ideal seria unir o útil ao agradável como no caso do Magic Engine.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Indice