quinta-feira, 25 de abril de 2013

FOOTBALL LIFE - PES


Quando o retro tira ferias:

Se tem um seguimento nos videogames onde os saudosistas não podem reclamar de uma evolução saudável este é o do esporte , enquanto os tradicionais jogos de fases só perderam com a chegada do 3D a área esportiva pega uma caminho totalmente inverso quando se trata de simulação, o erro vem sendo reparado aos poucos é verdade , títulos como Sonic 4, Super New Mario e FlashBack Origins mostram isso.

Mas enquanto todo "retrogamer" acaba sempre voltando no tempo pra pegar la um Sonic MegaDrive ou um Super Metroid Snes na area do esporte ninguém é louco de trocar um NFS Shift por um Top Gear.

Grandes clássicos do porte de Abe's Oddysee e Mortal Kombat se foram nessa transição é verdade, mas outros grandes como  Pro Evolution Soccer surgiram e vieram pra ficar aproveitando com sabedoria os novos recursos oferecidos pela tecnologia.

Pro Evolution Soccer:

PES é a prova viva que os japoneses ainda comandam mesmo com o duvidoso crescimento de outros mercados como o americano e seus infinitos jogos de tiro que só sabem pregar a indiferença com a figura humana.



 Sem sombra de duvidas este é o melhor simulador de futebol da atualidade desde quando ainda se chamava Winning Eleven no lendário Playstation 1, sempre se mostrando um jogo bem trabalhado com uma física de consequências infinitas praticamente excluindo os vícios comum nos jogos do gênero. é quase que impossível repetir a mesma jogada como o mesmo resultado dentro de uma partida tamanha a quantidade de fatores envolvidos.

Alem de ser bem mais leve que o concorrente do gênero PES tem uma personalidade unica , mesmo que o jogador fisicamente não lembre em nada o atleta real a forma com quele ele corre e lhe dá com a bola logo trás algo bastante familiar ao cérebro reconhecendo ali a alma do jogador, na maior parte dos casos com jogadores mais badalados a fisionomia é praticamente idêntica.




FOOTBALL LIFE:

Não só no realismo em tempo real se destaca esta lenda dos videogames , o jogo traz com sigo uma gama de aspectos técnicos quase que completa permitindo ao usuário final uma liberdade unica para configurar o jogo da forma que achar mais atual ja que em meio a uma infinidade de jogadores uma injustiça ou outra pode ser cometida , não é preciso esperar um patch mais recente para realizar aquela transferência do dia anterior tamanha flexibilidade.

Varias abas dando controle quase que total  como em um clube de verdade.

Torneios famosos como campeonato Brasileiro e Libertadores estão presentes de forma individual , mas o destaque mesmo vai para o modo Football Life que envolve todos em um lugar só onde a participação ou não depende do seu time , ou melhor de você.

Neste modo o jogador assume o papel de treinador e dirigente mas sem perder o controle do seu time em campo , a diferença agora é que alem de jogar você cuida das finanças , contratos, e ate mesmo estrutura do clube, podendo tirar jogadores consagrados de outros times fazendo negociações usando o dinheiro que vai entrando em caixa seja ele de bilheteria ou patrocinadores.

Estruture seu time melhorando a qualidade técnica com novos equipamentos.

As vitorias e o bom desempenho são mais importantes do que nunca ,como em um jogo de RPG onde seu personagem fica mais forte com a repetição aqui o jogo também oferece itens como premio por meios de patrocinadores como chuteiras de diversas marcas e cores cada qual com suas características que acrescentam velocidade e força ao atleta, sem contar os pontos de treinamento que podem ser distribuídos conforme a vontade entre varias opções como velocidade , chute e estamina aprimorando qualquer time de forma homogenia diferente da chuteiras ,mesmo que ele seja fraco o levando a fazer frente aos grandes europeus mais a frente.

Libertadores só no ano seguinte se você ficar entre os 4 primeiros.

De inicio pegando um time Brasileiro você começa o ano fazendo amistosos que não valem nada apenas para angariar patrocinadores e ajustar o time , um pouco mais a frente a coisa ja começa a esquentar com a entrada da Copa Do Brasil torneio de mata mata sem chances para erros , e finalmente o campeonato Brasileiro por pontos corridos que chega a ser disputado lado a lado causando problemas reais também a serem administrados como contusões e suspensões , acontece também do jogador vez o outra bater em sua porta fazendo cobranças podendo ate se transferir se aparecer uma proposta melhor.

Como em um jogo de RPG novos itens que realçam a qualidade do personagem são adquiridos constantemente, distribua entre os atletas menos "desprovidos" 

A libertadores só entrara se seu time ficar no G4 ao fina de dezembro quando termina o Brasileirão , a essa altura seu grupo ja estará bem mais robusto que o original disposto pelo jogo baseado no time da vida real, o que ajuda e muito pois assim como fora dos games jogar um LA aqui é complicado ja que ate os Juízes mudam de postura não apitando qualquer faltinha.

Chave da implacável Copa do Brasil , perdeu ta fora.

O jogo traz um sistema quase que completo pecando em algumas regras é verdade como os jogos de ida e volta da copa do Brasil que se resumiram apenas em uma partida  ,e com prorrogação caso não saia gols , só então em caso de persistência do empate pênaltis. detalhes que podem ser relevados considerando a complexidade que envolve as variações de regras e torneios.

Este camarada te alerta para a forma de atuar do oponente, ele sabe mais que o "Luxa" pode acreditar. :D

Um calendário mostra sua agenda de jogos e contratações.

Uma grande tabela ajuda a gerenciar o ano mostrando os confrontos seguintes e eventos dando a opção de se pular algumas datas se assim preferir.

É possível também se configurar previamente vários esquemas táticos que podem ser trocados por um atalho no controle sem a necessidade de parar o jogo , a imagem do treinador aparece neste momento gesticulando e gritando com os jogadores.

Distribua os pontos ganhos na aba treinamento , isto aumentara a qualidade técnica de todo o time titular.

Conforme seu desempenho o numero de torcedores "fan clube" vai aumentando ano apos ano te dando mais investimento publicitário e margem para renovação de contratos reajustando salários e tempo de atuação pelo clube. Como na vida real as categorias de base também são essenciais quando um jogador do time de "cima" se contunde , sendo uma grande saída ja que as contratações são mais complicadas de serem feitas.

Quando se contrata jogadores de outros times é preciso esperar que ele termine a sua temporada no clube de origem pra só então ser apresentado no seu grupo com direito a sala de imprensa e tudo mais. Os atletas da base ao contrario dos profissionais são fictícios (ai também é querer de mais ) e não fazem alusão a nenhum jogador dessas categorias.



É importante quando for escalar seu time ficar de olho na pontuação do jogador , arraste o ícone referente ao atleta por todo o gramado ate descobrir onde ele se sente melhor , você saberá quando a sua pontuação subir, existem laterais que atuam na direita e na esquerda e a pontuação permanece inalterada , ja outros se saem melhor apenas de um lado do campo, alguns são polivalentes podendo atuar ate em 3 posições diferentes se tornando peça chave em uma final caso alguém seja expulso.

Por isso é muito importante os amistosos da pre-temporada, para se fazer testes, alguns atacantes por exemplo aumentam de pontuação quando postados a esquerda da área atuando mais como pontas e o jogo se baseia muito na escalação real divulgada pelos clubes que é uma opção do treinador da vida real que muitas das vezes aproveita mal a característica de um atleta que é forçado a sair de seu estilo de jogo em função de um esquema tático em particular.

Sua secretaria esta sempre alerta te mantendo atualizado sobre as situações pendentes como contratos por terminar e os que estão em negociações.

Com toda essa gama de opções o modo FootBall Life do PES é garantia certa de diversão e uma escola pra quem quer conhecer um pouco mais a fundo o mundo do futebol , em meio a tantas tarefas serão varias horas garantidas de entretenimento e a oportunidade unica do corneta de sofá entender um pouco mais a coisa e descobrir que nem sempre levar muitos gols é por culpa da zaga.

Se for Brasileiro de o feedback pra Konami jogando com times Brasileiros , antes todo mundo reclamava que o PES tinha o melhor simulador de futebol mas que pecava por não ter times nacionais , então agora não faz mais sentido escolher o Barcelona por falta de opção local, chega dessa modinha.
 Obviamente a pontuação dos times em relação aos europeus são bem inferiores , ate mesmo por uma questão de investimento , mas ainda sim é possível enfiar uma sacola no fabulosos time espanhol com qualquer time, basta mostrar habilidade aos controles e postar o time da melhor maneira possível . Se a questão é jogar com o Messi vá em edit logo na primeira tela e transfere ele de forma definitiva para seu clube ora pois, aqui pode tudo.

Uma mera inversão de posições pode fazer uma diferença de quase 20 pontos no desempenho do jogador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Indice