sábado, 18 de março de 2017

The Misadventures of Flink , o Castle e Land Of Illusion que faltou no Mega Drive



A frustração foi inevitável, depois de anos de diversão no meu saudoso Master System 1 clássico era chegada a hora de fazer um upgrade na vida Gamer , o Mega Drive me chamava em comercias de TV e revistas de games , meu primeiro jogo foi Sonic 2 , fantástico! não podia ter começado melhor , a diferença entre gerações era simplesmente *arcadiana , me empolguei , pensei se o Sonic tinha chegado aquele patamar visual a sonoro como seria o port de um dos jogos que eu mais amava no 8 bits "Castle Of Illusion" , a realidade em fim estava muito aquém da expectativa, apesar de gráficos melhores a versão 16 bits ainda se mostrava bem imatura nesse quesito , como se ainda não soubessem direito o que fazer com o Mega Drive , o auge da serie do ratinho nem deu as caras na plataforma "Land Of Illusion" se quer foi cotado pra nova geração , algo inadmissível para fans como eu que adorava toda aquele interação personagem e cenário, que passou longe do Castle 16 bits que parecia mais uma skin nova pra Shinobi , um jogo clichê sem graça.




Quase um console 32 bits , o visual de Flink impressiona 




Quick Grow , magia que controla as plantas 


The Misadventures of Flink

"O Land of Illusion do Mega Drive"  Flink é um jogo do auge do console , época magica onde os programadores tinham a noção exata do potencial do aparelho , época que surgiram grandes clássicos de gráficos estupendos como Comix Zone , Vectorman e Sonic 3, e esse foi justamente o pecado de Flink , um jogo de extrema qualidade disputando com outros de franquias mais conhecidas , Mega drive não teve a maior lista de jogos , mas com certeza teve a maior dos jogos de qualidade, clássico em cima de clássico que acabaram ofuscando vários títulos , talvez ate melhores que os considerados "carro chefe".

Flink trás para os 16 Bits  toda mecânica perdida em Castle Of Illsion como deslocamento de objetos que podem ser usados para transpor obstáculos e matar inimigos , ele vai alem com um sistema de menus onde se manipula magias fazendo poções que muitas vezes dão errado explodindo na sua cara , configurações essas que vão determinar bifurcações no mapa levando a novas fases secretas  , como a poção "Shrink" , que vai te encolher podendo passar por uma fresta na arvore te jogando e um mundo de peças gigantes , familiar ? sim tudo aqui remete a Land Of Ilusion do Master , baus que podem ser carregados nas costas , fases de tela que empurra o jogador , mapa de progressão , chefes que liberam reféns com itens de gratificação, um achado pra quem sentiu falta do ratinho no Mega

 

Gráficos:
A qualidade gráfica é o que mais chama a atenção em uma primeira olhada , a suavidade das cores e complexidade dos cenários beira a geração 32 bits , não seria exagero falar que Flink se passaria por um jogo de Sarturn e PS1 tamanha precisão em transições de cores , tons e quantidades de sprites que constitui a animação , cada cenário mais lindo que o outro , nem tão sombrios nem tão alegres , uma atmosfera agradavelmente aconchegante  e acolhedora para o jogador, um visual que continua atual mesmo depois de duas décadas.

OST e FX:
Sem vozes digitalizadas nem nada que destaque o potencial do chip de som do Mega que sempre foi tachado erroneamente de ruim pelos "MARIOnetes" de plantão. a trilha sonora e muito agradável mesmo com algumas musicas indo e voltando conforme o tema da tela , nada destoa do conjunto no final das contas em uma mesclagem perfeita.


Uma vez vazios os baus podem ser jogados contra os inimigos, ideal para roubar os itens dos andarilhos 


Versão CD Vs Cartucho:

Graficamente as versões são idênticas, ao contrario do que diz a nota no maldito Wikipedia , não existe downgrade no cartucho , SEGA CD não veio pra isso , veio pra trazer mais memoria e com isso recursos como vídeo , animações mais fluidas , mais estágios , e obviamente musica de verdade. algumas fases tem uma tela extra , outras simplesmente são diferentes , nada que altere o tamanho do gameplay , a diferença mais notável é da abertura e do final presentes no CD que não tem no cartucho.


Conjurando pergaminhos:
Demon : um pet nervoso que te da cobertura matando inimigos que se aproximam , se você usar a magia duas vezes seguidas ele fica mais forte e vive por mais tempo.


 



Quick-Grow: Faz uma planta crescer para alcançar segredos e itens




Light Bolt: Trovões aleatórios que bombardeiam inimigos na tela  




Spirit Bomb: um pouco da sua vitalidade magica para lanças uma esfera pra cada inimigo na tela.





Dust Evil: , um vendaval para limpar todo a tela de inimigos.




Shrink Spell: assim como a poção de encolher em Land Of Illusion esta te dara acesso a outro mundo quando ficar pequeno o suficiente pra passar em uma abertura da arvore.




Ghost Spell: como a magia de encolher essa te transformara em espirito te dando acesso a mais uma bifurcação no mapa acessado a fase do céu





Plataform Spell: cria uma nuvem temporária pra que você possa usar como degrau




Lemmings: lembra do jogo ? não me pergunte pra que serve




Midia MARIOnete:

Analisando a versão CD, Scary Larry de GamePro avaliou que a qualidade da jogabilidade, gráficos e som são sólidos, mas que o estilo é insuportavelmente fofinho , ideal para um publico que acha que Mickey Mouse é coisa de adulto. Um revisor da Next Generation, ridicularizava o jogo por usar os mesmos fundamentos de plataformas do Super Mario Bros de uma década atras , reconheceu que o sistema para lançar feitiços era um toque original e elogiou o grande desafio geral. Ele deu três de cinco estrelas, concluindo, "Flink vem perigosamente perto de ser tão média que faz seu cérebro começar a sangrar, mas o jogo ainda vem com toques originais , detalhes e gráficos coloridos onde os positivos superam os negativos no final das contas.


Onde esta a surpresa nas revistas bairristas? Como é difícil reconhecer o Mega Drive , doi ter que elogiar um jogo tecnicamente perfeito, e preciso colocar um monte de porem como excesso de "fofura" , mecânica de Mario   , não conseguem esconder o clubismo chegando ao ponto de ter que citar um jogo Nintendo no reviem de Mega como parâmetro, o jogo esta muito mais pra Mickey 8 bits que pra qualquer Mario ja feito , como se todo jogo de round pós Street Fighter 1 fosse plagio. esse é um dos motivos de jogos como Flink caírem no esquecimento , a propaganda negativa feita por revistinhas vendidas dos remotos tempos sem internet. a unica coisa que posso apontar e a falta de um save nesse cartucho e mais nada , queria ver um review deste mesmo Scary Larry da GamePro sobre Donkey Kong , so pra saber se levou em conta o fator fofura, como se o Mario e o Copa não fossem fofinhos.






3 comentários:

  1. Amigo, a versão do Castle of Illusion do Mega drive é linda como foi planejada. O caso é que a versão o master e game gear saíram depois. Logo ele não "perdeu em mecanica" no mega. ele ganhou no master. teve um ano pra ser refinado. e não ao contrário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os dois ports foram lançados em 1990 , produzidos paralelamente , não procede essa informação. depois disso o Mega teve uma vida util de quase 5 anos , tempo o suficiente pra fazerem o Land Of Ilusion , mas o formato de jogo nunca teve em questão

      Excluir
  2. Castle ofIllusion doMaster, doMegadrive, todos maravilhosos, estou baixando este Flink, porque, infelizmente, graças a Scary Larrys da vida, não fiquei conhecendo tal jogo. Donkey Kong 2 e 3 são o cúmulo da fofura e nem por isso deixei de ter sido nintendista até a era dos emuladores, quando conheci de fato o oponente do Snes e fiquei de boca aberta com tantos jogos bons. Nunca tive essa neura com fofurice de jogos, eu jogava Mortal Kombat, Battletoads e Super Mario tudo na mesmas tardes ensolaradas dos anos 90, e hoje em dia só jogo xadrez e Carmageddon, e agora ou conhecer pela primeira vez o Flink. Clicando no emulador e testando o jogo novo, obrigado pelo review.

    ResponderExcluir

Indice