terça-feira, 28 de setembro de 2010

Mega CD/ Sega CD




O desenvolvimento do Sega CD foi um projeto ultra-secreto. Os Programadores nao souberam o que foi projetado ate o dia em que foi mostrado na "Tokyo Toy Show" no Japao. O sega Cd foi projetado para tomar olugar da unidade de CD PC-Engine(Turbo Grafix-16) e nao o do Super Nes. A principal Inspiraçao no desenvolvimento do Sega CD foi o proprio PCE-CD, porem com mais memoria a um drive de CD com acesso um pouco mais rapido.



O Mega-CD original foi lançado no Japao em meados de junho de 1991. O console foi lançado com os titulos: Earnest Evans, Woodstock Funky Horror Rock Band, entre outros. O Sistema foi inicialmente um sucesso de vendas no Japao devido aos jogos de RPG e as vantagens dos jogos gravados em CD (muitos textos, imagens, animaçoes, musica com qualidade de CD, Etc). Lunar: Silver Star foi um dos jogos que ajudou a levantar as vendas.



O Sega CD foi lançado em 1992 nos EUA e era muito parecido com o Mega CD Japones. Diversos titulos foram incluidos junto com o pacote, sao eles: Sega Classics 4 in 1 CD(Shinobi, Columns, Street of Rage e Golden Axe), Sherlock Holmes I, Sol Feace e dos CD's CD+G/musica, O preço original foi $299.00 (A Segunda produçao que ocorreu depois das vendas das primeiras 50.000 unidades, contou com o CD Sega Classics 5 no lugar do Sega Classics 4in1. Esse CD adicionava o jogo Super Monaco GP.



As vendas iniciais do Sega CD foram incriveis. em torno de 50.000 unidades foram vendidas em 3 semanas apos o lançamento em novembro.

Diversas empresas desenvolveram jogos para o Sega CD entre elas estao a Sony Imagesoft, Vic Tokai, Konami, Data East, EA Sports, Psygnosis, Working Designs e muitos outros, Mais de 145 jogos foram produzidos para o Sega CD para abastecer o mercado americano.

Em 1995 com o lançamento do Genesis II, foi lançado tambem o Sega CDII. As principais diferenças sao: o Sega CDII ficava encaixado lado a lado com o Genesis, a porta onde se colcoca o CD tem a sua abertura manualmente. Acredita-se que o SegaCDII acessa os CD'S com um pouco mais de rapidez.

Estimasse que 2,5 milhoes de Sega-CD foram fabricados nos EUA, 2 a 3 milhoes no japao e 1 milhao na europa(numeros nao oficiais).

Fonte: www.classicgaming.com.br

Então algum despeitado pergunta maldosamente : pra que Sega CD? a resposta e simples, porque a Sega podia fazer, tanto que o Mega ja foi projetado com esse intuito, do contrario não teria um encaixe reservado em sua lateral  desde 1988.

Se você tem conhecimento e capacidade de fazer algo é mais do que obrigação faze-lo, e a Sega como grande empresa que era não deixou escapar a oportunidade de ganhar experiencia na nova tendencia de games em CD.

Dizer que o aparelho foi um fracasso mesmo sabendo que teve uma tiragem de mais de 5 milhões de aparelhos e com mais de 100 titulos na bagagem com tão pouco tempo de mercado só pode ser coisa de marionete como sempre, as mesmas pessoas que propagam lendas do tipo que o Sega CD foi feito para corrigir o problema de som do Mega , que problema de som? que tipo de gente acusa o Mega de problemas sonoros se não os recalcados da oposição?

Somente títulos como Lunar , Final Fight , Heart of The Alien ja justificam a compra do aparelho, sem contar os chamados "redundantes" que saiam em  cartucho e CD ao mesmo tempo mas que sempre mostravam extras na versão em disco como as fases a mais no port de EarthWorm Jim SE

Quem pergunta pra que Sega CD são as mesmas pessoas que ficaram chupando dedo no Snes na época, ou caras como eu que não tinham pais bondoso$ o suficiente para fazer um agrado com esse épico Add para um console caseiro.

Fiquei só no Cartucho por questões obvias , afinal ninguém podia negar que a Sega tinha o olho maior que a barriga, e isso inegavelmente brecou o potencial do console que poderia ter rendido bem mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Indice