Muitas pessoas estão realmente deslumbradas com a tecnologia usada no filme Avatar, mas o que poucos sabem e que não há nada de novo nisso apenas uma redescoberta do que estava adormecido a mais de 20 anos.
No novo cinema em 3D as imagens são capturadas por duas lentes montadas lado a lado que capturam duas imagens para um mesmo quadro de cena referente ao que é visto pelo olho direito (R) e esquerdo (L), ou seja, ligeiramente deslocadas na horizontal.
Quando as imagens são reproduzidas , os quadros (R) e (L) são apresentados alternadamente na tela, e a imagem correta e distribuída para cada olho por meio de um óculos especial que usa duas lentes de cristal liquido que bloqueia a visão de cada olho alternadamente em uma velocidade muito alta em perfeita sincronia com a tela, sem que você perceba que quando sua visão direita esta bloqueada a esquerda esta liberada e vice e versa, o que no fim da um aspecto fume as lentes.
Com isso seu olho direito so recebe a imagem direita e o esquerdo esquerda.
Uma grande novidade so se for para os cinemas porque para os games já esta disponível desde a década de 80.
O jogo que vocês estão vendo se chama Blade Eangle 3D Master System, foi algo que me marcou muito na época e me fez presenciar um mico bem engraçado.
Era tarde quase noite quando um amigo dono de um máster recebeu um óculos 3D de um primo junto com o jogo Blade Eagle, mas a sua decepção foi grande por ter um Master System 3 cujo a entrada para o óculos avia sido cortada!, logo ele não pensou duas vezes e foi bater na minha casa onde ele sabia que havia um Master 1
Ao todo éramos 3 no quarto instalando tudo em uma TV de 14 polegadas que já devia ter uns 20 anos na época, e depois de tudo pronto o dono do óculos não teve chance de ser o primeiro pois um terceiro amigo fominha estava presente e já tinha colocado os óculos dizendo pode ligar isso ai.
Daí veio a cena, o cara olhava para tela de boca aberta dizendo "que loucura cara!" o tempo todo, mas o mais engraçado foi quando ele bateu com a mao na tela tentando pegar a nave na sua frente. rsrs
O jogo Blade Eagle tinha o seguinte esquema, havia dois planos de rolagem , e você podia escolher a altura por meio de um botão quando você estava em baixo acertava somente os inimigos que estavam naquela altura passando por baixo de varias naves que estavam no plano de cima, e se você se descuidasse baita nas bordas de plataformas. Agora quando você apertava o botão para subir e que era legal, a nave literalmente saltava da tela como se estivesse entre a TV e o óculos daí eu compreendi a tentativa do meu amigo de passar a mao por trás da nave, era inevitável tentar isso.
A sega teria abandonado o sistema porque o óculos era muito caro, e se perdia muito tempo programando um jogo com dois planos sobrepostos o que pesava muito no processador do console que acabava gerando jogos de sprites menores com menos elementos na tela. Na minha opinião um erro pois seria muito mais interessante um acessório desses no Mega Drive que o 32X lançado anos mais tarde e que era bem mais caro. Se a Sega tivesse dado continuidade no óculos em consoles como Saturn e DreamCast a historia da empresa seria outra, e hoje poderia ser uma líder no seguimento 3D.
Nenhum comentário:
Postar um comentário