A tão sonhada continuação chegou quase duas decadas depois para os consoles de ultima geração, e mais recentemente para os proprietários de PC em 2012, não agradando parte do publico do MD, que ainda acha as ultimas versões do 16 bits insuperáveis.
Gráficos:
Apesar da jogabilidade em 2D Sonic 4 e totalmente em 3D , com gráficos simples mas bem bonitos esta quarta versão e claramente uma alusão aos pontos fortes das versoões MD , console que tinha como característica marcante as cores vivas, visivelmente baseado no Sonic 2 (que ate hoje não entendo porque os fans acham que é a melhor).
Mas ha varias passagens de outros capítulos como a estética do impiedoso bonus stage que volta ainda mais no tempo lembrando Sonic 1, bonus que vai fazer muito nego destruir o teclado tentando alcançar as gemas , tambem do primeiro jogo o primeiro chefe que usa um pêndulo esférico que ficou famoso na época por parecer 3D.
Não me conformo com o novo aspecto físico do ouriço que na minha opinião ficou meio descaracterizado com novas pernas longas e enormes espinhos saido da cabeça não lembrando muito o velho SONIC que parecia mais rápido na sua girada em forma de esfera no ar, o porco esta bem mais magrelo também , talvez para dar mais veracidade ao “cara rápido” sei la.
Os cenários estão bem legais , principalmente os fechados onde se ve as texturas das paredes.
Som:
O som se rende totalmente ao saudosismo usando quase que por completo o repertório do antigo MEGA, que ainda tem fanático Nintendo que diz ser ruim , (as viuvas do Snes são um porre XD) não ha distinção de qualidade , da velha vinheta da abertura com a voz feminina em coral ,ao som clássico do pulo, ate a desagradável tilintar das argolas se espelhando pelo cenário depois de uma bobiada zerando seu contador. tudo como era na década de 90.
Ja as musicas são inéditas, exceto pela clássica de quando se ganha uma vida todas as outras são novas , que podem ser interessantes em algumas fases e bastante chatas e repetitivas em outras , algumas me lembram o plano de batalha de Phantasy Star 4 bem ao estilo da geração 16 com aquela batida sistemática de musica eletrônica.
Jogabilidade:
Esse na minha opinião foi o ponto mais negativo, o Sonic parece pesado apesar de sua atual magreleza, demora muito pra arrancar, e os pulos também parecem mais curtos. Ha uma novidade , um segundo pulo no ar que se desloca levemente para frente e não para cima como em Shinobi, o que causa um serio problema em algumas fases onde se tem que pular rápido de uma plataforma a outra antes que ela vire ou desabe , onde você fatalmente acabará apertado o segundo pulo sem querer na hora errada botando tudo a perder, leva tempo pro cérebro assimilar essa novidade pra quem jogou os antigos jogos da serie.
Mas em compensação o segundo pulo funciona quase como um voadora quando se tem um alvo por perto , seja ele inimigo ou uma pedra um target surgira indicando o momento certo para dar o bote, o que acaba tornando viciante matar inimigos em sequencia somando hits e galgando andares superiores.
Resumindo:
Sonic 4 de quarta versão não tem nada , é na verdade um remix , uma interessante mistureba trazendo de volta a formula do imortal Mega Drive que nunca deveria ter sido abandonada. um jogo de dificuldade descabelante pra quem gosta de zerar com 100%, mas que quando é comparado com sua fonte da decada de 90 mostra que faltou muita criatividade e que poderia ser melhor.
Ainda sim vale a pena.
O Caminho das pedras:
Se você esta jogando agora ja deve ter percebido que a fase onde se pega as gemas e um verdadeiro purgatório, principalmente a quinta e a sétima que são as mais difíceis.
São 7 pedras , e não importa se você pegou a primeira na segunda fase e a ultima na primeira, não ha uma linha a ser seguida.
A unica forma de passar e a repetição, você tera que repetir ACTs por varias vezes só pra entrar na argola gigante que da acesso ao bonus , dai repetir ate que se decore os caminhos no labirinto e vencer o impiedoso cronometro.
Quando cheguei na quinta gema pela primeira vez eu tinha certeza que não passaria, da segunda vez tambem a mesma sensação frustrante , depois de umas 20 vezes tentando pegar a mesma gema ja quase desistindo vi que comecei a criar um mapa da fase na cabeça , e a partir dai fui melhorando ate conseguir . Mas pra isso foi preciso muita repetição mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário