segunda-feira, 8 de julho de 2013

Remenber Me.



Neo Paris 2084:

Memórias pessoais agora podem ser digitalizadas, compradas, vendidas e comercializadas. Os últimos vestígios de privacidade e intimidade foram varridos do mapa, no que parece ser uma progressão lógica do crescimento explosivo das redes sociais no início do século 21. Os próprios cidadãos aceitaram essa sociedade de vigilância em troca de conforto que a tecnologia pode proporcionar. Esta economia de memória dá um imenso poder a uma classe especifica da sociedade que finalmente encontrou uma forma eficiente contra a criminalidade.

Movimentos realistas por toda a parte como uma grande comunidade virtual.

Remember Me é uma aventura em terceira pessoa, onde o jogador assume o papel de Nilin, uma ex-caçadora de memória de elite com a capacidade de invadir as mentes das pessoas para roubar e alterar suas memórias podendo mudar sua postura perante a sociedade excluindo ou inserindo algum evento traumático . As autoridades com medo de seu conhecimento e capacidades capturam Nilin e limpam a suas lembranças. , Mas Nilin escapa e sai em uma missão para recuperar sua identidade, ajudada por seu último e único amigo. Esta busca pelo passado acaba chamando a atenção dos criadores desta nova sociedade.

Com uma visão deslumbrante e porque não consciente do nosso futuro , a realidade aumentada e digitalização de memória acabaram tomando conta da vida das pessoas, que estão mais do que nunca dependentes da tecnologia. Você joga como Nilin , uma bela mestiça caçadora de memória com um passado nebuloso, que acaba tornando-se a caçadora de memória mais procurada de Neo-Paris, conhecida por ser a melhor em  invadir mentes para roubar e alterar suas memórias. o objetivo é obter informações que precisa diretamente da cabeça das vitimas para completar missões e recuperar a sua própria identidade perdida.


A concepção de cenário é indescritível , é preciso jogar.

Mecânica:

A historia abre um precedente bastante rico e original para que se conceba um clássico(nem tão original assim se posto em paralelo com FlashBack de 1992) ,e os produtores conseguiram um belo casamento no produto final, a principio RM remete muita ao Tamb Raider em sua maneira de se deslocar e saltar por estruturas verticais transpondo cenários , mas as semelhanças terminam por ai  , a começar pelo sistema de combate onde não se usa armas de nenhum tipo( uma ousadia por correr o risco de desagradar um dos maiores mercados de games) , tudo apenas na base dos sopapo o que trás uma doce nostalgia do bom e velhos "beat' em up" , o sistema de combos é inédito (pelo menos eu não tinha visto nada do tipo no PC) quando o jogo te da a oportunidade de pré programar o que vem depois do primeiro soco ou do primeiro chute através de ícones que são arranjados em um menu a qualquer momento da partida através do "Combo Lab", no inicio são poucos mas logo com seu desempenho vários serão desbloqueados.

Sistema de combate bastante amigável se compreendido da maneira correta.

Ai que vem o "problema", que na verdade não é problema, mas acaba se tornando para os avaliadores de fim de semana , nem todos os ícones destravados são de "porrada", ou seja , não tiram sangue  , vários deles tem outras funções como renovar sua energia ou resfriar seu sistema de concentração (focus) , ou seja , em meio a uma sequencia um golpes seu  alguns não ira ferir o ponente como devia ,e sim aumentar sua barra de vida ou de focus, foi onde surgiram as criticas dos "especialistas" que rotularam o sistema de repetitivo quando na verdade só esta mal configurado por eles mesmos.

O jogo se mostra rico em todo contexto , não subestimando o publico adulto como a maioria, entre um loading e outro frases de grandes filósofos.
Caso eu coloque os 3 primeiros socos como revigorantes e os 3 primeiro chutes da mesma forma, ou ate menos eu terei um personagem imortal que se regenera a todo tempo mas que também desfere golpes de "mentirinha" e isso resulta em uma luta interminável e extremamente desgastante para os dedos, onde qualquer repertorio de qualquer outro jogo cairia na mesmice em poucos minutos e não só no RM, que alias deve ter o repertorio mais longo da categoria , é preciso entender o jogo antes de mais nada, e parece que especificamente neste a localização de linguagem é vital, principalmente na questão de enigmas onde você acessa memorias roubadas com charadas para destravar portas, memorias estas que se projetam através da realidade aumentada lembrando fantasmas pelo cenário, bastante original.

Um dos gráficos mais lindos da geração usando a engine Unreal que deixou o jogo assustadoramente leve.


A barra de focus quando acionada desacelera a ação dando uma gama interessante de 5 poderes que são destravados e adquiridos no decorrer da historia (e não por desempenho), para isso é preciso pelo menos uma barra cheia de focus para usa os poderes , a Furia um dos primeiros upgrades de Nili é de longe o mais eficaz, onde a moça desfere sequencias de chutes e socos com velocidade e força bem maiores que o normal destruído os oponentes de forma rápida e sem qualquer chance de defesa, não que os outros não sejam bons , só que eles são uteis em situações mais especificas com a capacidade de hackear e trazer robôs para o seu lado o que acaba sendo um alento em batalhas onde se envolve mais de um tipo de elemento dividindo as atenções.

O Memory Remix , um dote mais do que original e envolvente de Nilin que torna Remeber Me um dos jogos mais originais da historia é mais um ponto de destaque nesse clássico , com essa técnica ela pode invadir a lembranças pessoais das pessoas as pegando desprevenidas por trás sem que se deem conta, procurando por falhas onde possa entrar e alterar o ocorrido da forma com que a pessoa se lembrava , habilidade que pode levar alguém ao suicídio por faze-lo acreditar que matou a própria filha por exemplo , simplesmente rearranjando sua lembranças. Por varias vezes você assumira esse papel e terá que editar memorias como se estivesse em uma especie de vídeo tape , é praticamente um jogo dentro do jogo.


Enigmas memoráveis como a muito não se via nos games.
Visual:

A concepção em geral é simplesmente fantástica, a movimentação Nilin não é tão realista como deveria se pegarmos como referencia o próprio Tomb Raider que citei acima , mas isso não faz diferença alguma no final das contas pois não compromete ,  o conjunto todo supera qualquer coisa que tenha visto antes , é notável o tempo que foi gasto aqui com toda a construção de um ambiente vivo de fato, com pessoas e androides interagindo entre si pelas ruas cumprindo tarefas variadas, e como ser atirado de repente em outro mundo tamanha imersão que a atmosfera minuciosa proporciona.

Robos consertando robos, vendendo comida , pessoas namorando e fazendo discursos para outras que passam por perto , algo que remete muito ao jogo Watch Dogs , pelo menos aos videos divulgados um remete ao outro por varias vezes , principalmente nas tags flutuantes que marcam pessoas e objetos como uma etiqueta  , WD jogo que começou a ser produzido em 2010 mas que não foi lançado ainda sendo que Rember Me teve inicio em 2008 e só foi lançado agora em 2013 , coincidência ou ha espionagem no mundo dos games?

O Certo é que um novo padrão de qualidade se inicia com RM , e qualquer coisa abaixo disso sofrera criticas ate de forma inconsciente pois um novo patamar foi atingido deixando os olhos mal acostumados  ,  não só a vida que preenche o senário faz a diferença, toda a estrutura criada é bastante convincente mesmo  retratando um futuro hipotético , uma experiencia unica andar pelos cenários de Remember Me, que por si só ja valem o ingresso pelo requinte e bom gosto.

Um passeio pela cidade onde nenhum detalhe parece ter sido esquecido.


Finalmente:

um jogo de jogabilidade bastante amistosa e divertida onde você se pegara perdendo tempo por varias vezes vendo o que se passa a volta com o movimento urbano caprichadamente criado em todos os sentidos, é impossível não se envolver  , procure usar os ícones vermelhos quando for configurar sequencias de combos , dessa forma os inimigos "estrelam" dando brecha pra você atacar suas mentes terminando mais rápido co  a luta.

jogo muito bem dirigido com um enredo extremamente consistente que não se perde de maneira nenhuma em troca de dramatizações baratas como acontecem na maioria dos jogos hoje. RM se mantem de forma impecável do inicio ao fim com um desenrolar que respeita de fato o publico mais "adulto" e não carrega só uma tag de 18 por carregar , sem armas nem sangue este jogo não se prostitui e resiste a apelação usual de hoje mostrando que não é preciso jogos assim , com um conteúdo real e não só uma abertura bonitinha.

As criticas ao jogo são compreendidas quando a maior parte vem de revistas e sites americanos que não dispensam jogos que jorram sangue e que carregam um catalogo de armas de fogo fielmente reproduzidas, aqui não , RM é para um grupo mais seleto. 





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