segunda-feira, 21 de outubro de 2013

VSync direto nos drives da placa, baixando temperaturas e ganhando em processamento.


Depois que A Blizzard lançou StarCraft 2 sem o controle VSync o que acarretou em queimas de placas ao redor do planeta eu passei a tomar a medida de configurar este quesito direto nos drivers, não dava mais pra correr esse risco sabendo que uma empresa tão grande comete erros tão primários.

O que aconteceu em StarCraft é basicamente o que acontece em todo jogo quando sai da ação e entra em algum menu ou tela de loading , a contagem de FPS dispara sem limites quando o Vsync esta OFF , caso essa tela seja uma sala virtual toda em 3D como o bar deste jogo a VGA não para de renderizar a mesma imagem de forma indiscriminada ocasionando o aumento gradativo das temperaturas ate um possível colapso.

A medida de mudar esta opção direto no drive foi por causa de alguns jogos que ja vem com o Vsync desligado rodando toda a introdução de abertura e menu sem qualquer "freio" ate você ter acesso ao Options.

Depois que passei a fazer isso percebi que alem de não perder nada. e eu acabei ganhando em economia pois a placa passou a esquentar bem menos, ate 10 graus a baixo da media anterior.

VSync Half refresh ganho de processamento:

No menu da Nvidia ha 3 opções "Use 3D aplication stting" -" Off" - "On" - "Adaptative" e por ultimo "Adaptative Half refresh rate", este sim fez um certo "milagre".

Drivers Nvidia , use a aba "Program Setting" para configurar cada jogo de forma separada.

Se sua placa esta em um monitor que gera 60Fps o Adaptative Half refresh rate vai cortar esta taxa pela metade , ou seja , não vai passa de 30 de jeito nenhum, e foi ai que constatei algo muito interessante que me permitiu rodar jogos mais pesados.

Sem VSync Half refresh rate a placa de video ficou por volta de 95% de uso do GPU a 59 C° graus em NFS Most Wanted 2012,  ja com o VSync Half refresh rate ligado o mesmo jogo com as mesmas configurações passou a consumir 60% do processamento do GPU que não passou mais de 52 Cº graus, o mesmo ocorreu em Crysis 3 que me permitiu subir efeitos visuais no jogo para high. (incrível )

Jogo rodando com Vsync próprio sem alteração nos drivers Nvidia

Mesmo jogo rodando com Adaptative Half refresh rate.


Ponto negativo disso ? nenhum exceto por alguns jogos Como Street Fighter Vs Tekken onde o mesmo ficou em câmera lenta e não foi possível usar este "macete" nele , o outro foi o Tomb Raider 2013 que simplesmente ignorou a configuração da placa e continuou exibindo taxas altas de FPS sem qualquer controle, por isso é bom sair da aba "Global Settings" nos drivers da sua Nvidia e fazer essas configurações na "Program Settings" que individualiza pra cada jogo como mostrado na foto.

No caso do rebelde Tomb Raider você pode usar o " Rivatuner Statistics Server" que graças aos deuses não tem a capacidade de fazer a imbecilidade do over  , mas pode forçar o jogo a rodar com a taxa de quadros desejada. todos ja viram o Rivatuner Statistics Server em programas como After Burner e EVGA Precision , mas poucos sabem que ele pode ser instalado separadamente.

Rivatuner Statistics Server.


Com todas essas vantagens fica a pergunta: Porque o Vsync vem desligado ??


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