Se existe um publico saudosista ao extremo este é o publico NFS, nada nunca esta bom , a utopia de como deveria ser sempre esta presente , mesmo com a evolução técnica e visual saltando aos olhos parece sempre faltar alguma coisa para esse grupo de seguidores . sera mesmo? estes exigentes jogadores estão mesmo atras de algo perdido pela serie ou estariam atras de um momento passado de descoberta que obviamente não vai se repetir? pois é, NFS não é mais novidade faz tempo .
Analisando os últimos 6 jogos com pelo menos 10 horas em cada cheguei a conclusão que a reclamação não se justifica , e ao contrario da critica a serie melhorou muito , não graficamente falando que é obvio , mas sim na questão técnica.
Uma das reclamações constantes é a questão da tunagem visual que teve inicio na serie Underground, algumas versões abandonaram o quesito quase que por completo como o Most Wanted 2012 (que seria MW2) e o Hotporsuit de 2010 . tunagem neste ultimo se tornou completamente irrelevante pois ninguém nem deu falta tamanha a evolução gráfica e novo gameplay implantado pela lendária Criterion Games onde se podia brincar de bandido e mocinho fazendo as vezes de policial pela primeira vez, e convenhamos , já deu carro colado no chão com lâmpada no assoalho e calotas giratórias ne, é muita papagaiada em cima de carros que já são exóticos de fabrica , ao contrario dos Undergrounds os NFS atuais conseguiram grandes marcas de volta como a Ferrari graças a preservação da linha original dos carros, coisa que algumas montadoras não aprovam e com razão , algumas tunagens ficam ótimas , mas em sua grande maioria arruínam o carro por completo o tornando praticamente irreconhecível, e olhando para a origem da serie esse quesito nunca foi importante ate a serie Undergroud começar.
Outra reclamação é a narrativa, rebeldes fora da lei com gostosas dando a largada ficaram no passado por um tempo , mas voltaram com tudo em 2016 (pra minha tristeza) algo que parece descabido em um jogo de corrida arcade como NFS, vai totalmente contra a objetividade e dinâmica do gênero, um filme porno com historinha , eu sempre fui do tipo que ja queria logo acelerar e não ficar ouvindo conversinha de grupinho de perdido , como se o jogo ja não fosse polemico o suficiente, definitivamente não é por ter historia ou por falta dela que a serie ficou boa ou ruim ( apesar de achar que ha muita falação pelo radio durante a ação) , prova disso é o Most Wanted 2012, ou MW2 como queira , o jogo contem zero historia e personagens, exatamente como eram os jogos de corrida das antigas , no entanto MW2 é um dos mais divertidos NFS dos últimos anos, tanto no modo Off quanto no Online o jogo trás uma gama de opções destraváveis muito acima do original 2005 , coisas do tipo como correr com carros antigos que só era possível via MOD de terceiros agora é padrão do jogo , como se a Criterion games tivesse observado a movimentação na Web todos esses anos , são carros de varias épocas que são chaves pra eventos específicos.
Com exceção das DLCs Most Wanted 2012 tem zero em tunagem visual, esse é o motivo principal da negativação para o veterano da serie, comparar com o 1 é inevitável mesmo que ele tenha ficado obsoleto - os mesmos que baixavam mods não tunáveis na versão 2005 ignoram o fato da variedade de carros muito maior, sem contar as metas que são comparadas em tempo real graças a massificação da internet coisa que não era possível nos primeiros jogos , os carros não são compráveis , ficam escondidos estacionados pelos cenários o que tornou a exploração do mapa muito mais atrativa que as series passadas, cenários que contem inúmeros hotspots como rampas de saltos e radares de velocidade , todos com uploads online para comparação na internet, Most Wanted 2 é quase um RPG com carros , com upload de level e aprimoramento de peças para o possante , um jogo infinitamente mais rico que o primeiro, com muito mais horas de atividade e um fator replay quase infinito , mas que se estivesse na page Steam estaria avermelhado de haters viúvas do passado
Outro exemplo de reedição é o Need For Speed 2015/2016 , um jogo onde a serie volta usar o nome sem subtítulos , é simplesmente "Need For Speed" , talvez um erro de marketing não pensar nos buscadores que entregariam qualquer versão do jogo , este port nada mais é que uma tentativa de agradar os saudosistas reclamantes da serie Underground , com tunagem total , nível de altura adesivos e tudo que se tinha direito no Underground e mais uma "elaborada historia" com atores reais pra justificar a correria( incluindo a participação de Ken Block) , este Need ficou parecido ate de mais para o meu gosto , um retrocesso em relação aos jogos anteriores bem mais complexos - foram retirados os radares e as rampas do MW2 e do Rivals, tudo em uma cidade remake da versão Underground 2 , sempre a noite como no original, a dificuldade da policia caiu drasticamente , quase uma figurante no jogo inteiro não importando o level - e porque este não emplacou como Undergroud 2 Original? porque no fundo ninguém quer mais do mesmo, o bacana e dizer que os bons eram os primeiros , mas entre quatro paredes todo mundo joga os atuais , mas admitir isso parece um pecado , prova maior são as salas de Most Wated 2 e do Rivals que estão sempre lotadas desde 2012
O desafio do Most Wanted 2 é médio, do NFS 2016 é facil , bem na pegada dos primeiros , poderiam ter evoluído nessa parte também , e ser mais difíceis , mas ainda sim são jogos muito melhores que os originais, mas não seriam meus favoritos da atualidade , porque encontrei outro mais desafiante , um épico ignorado por um detalhe técnico indispensável para os "PCistas" , mas que pra falar dele temos que voltar de novo em 2010 , no jogo que deu origem a nova pegada "Criterion Games" uma das tantas empresas englobadas pela usurpadora de promessas EA. "Need For Speed: Hot Pursuit" chegou como divisor de águas na franquia, a qualidade gráfica havia chegado em um novo patamar assim como na maneira de jogar inédita , o jogo agora tinha um espirito clássico rebelde da EA dos tempos de Road Rash Mega Drive com "paus e correntes" , além dos tradicionais nitro o jogo vem com add-ons para sabotar a corrida adversaria e escapar da policia em um mundo semiaberto , nem linear nem totalmente livre , lembrando bem o original de 94 com longas corridas para o horizonte sem carros papagaiados de tunagem - este por ter um subnome totalmente novo caiu nas graças da galera , não tinha o fardo que teve o Most Wanted e seu consagrado nome - assim um NFS totalmente livre de padrões saudosos o Hot Pursuit te da a opção de ser policial pela primeira vez com duas campanhas paralelas sem nenhuma enrolação de historinha chata cheia de playboys - criativo e direto ao ponto, com uma variação de opções de veículos normais e policiais incríveis mantendo o jogador interessado por muito mais tempo, este sim foi a base do meu NFS favorito da atualidade "NFS Rivals",
o mais desafiador dos Needs modernos , apesar do nome Criterion passar de relance na abertura e sabido de publico que a Ghost assumiu a franquia desde então , reza lenda que houve um racha na Criterion e EA neste meio tempo culminando com a saída de fundadores da Criterion, (todos sabem que a EA não tem a fama boa com suas subsidiarias, a visceral de Dead Space que o diga) , logo a serie de corrida foi passada para a Ghost que sabidamente aproveitou toda a base do Hot Porsuit para fazer o NFS Rivals , a mecânica do jogo é praticamente a mesma mas em uma engine totalmente moderna foto realista, com o diferencial de ser agora em mundo totalmente aberto acrescentando algumas características do Most Wanted (também da Criterion), as duas campanhas mocinho e bandido do HotPorsuit estão ainda mais destacadas podendo ser cruzadas online com jogadores de todo mundo se passando de policial e corredor , isso é simplesmente o auge da serie NFS , mesmo sem tunagem visual o Rivals já trás umas customizações por adesivos preestabelecidos, que no fim não faz diferença , a diversão mesmo fica pela administração de recursos já que agora os carros são compráveis novamente assim como seus upgrades que tornam carros menos potentes competitivos com os mais possantes, bem a moda antiga , isso faz com que o jogador repita missões para farmar dinheiro exatamente como se fazia nos antigos Road Rash , com exceção do lado policial onde os carros são de graça,
Mas porque o favorito dos Needs modernos ? pelo desafio! , algo raro nos Needs desde o primeiro - fator que foi piorando ao longo tempos chegando ao ridículo desafio do NFS 2016. - O NFS Rivals seria o "Dark Souls" da franquia , a policia agora esta implacável off line e pior ainda online , de dispositivos disparáveis a helicópteros mesclado com barreira de pregos lançadas do ar, um verdadeiro inferno em alta velocidade com um detalhe único em toda a franquia , O RADIO DA POLICIA É DUBLADO! , muito bem dublado por sinal , é emocionante principalmente porque seu carro tem uma barra de energia bem limitada , muito dano e já era ! esteje em cana , e la se vai todo o dinheiro das missões que você cumpriu , e quando vem aquele natural PQP! , não! a dor da perda nos games de hoje é rara , Rivals trás isso de volta muito bem , a única maneira de evitar é depositando na garagem de tempos em tempos , isso se você conseguir chegar ate ela , principalmente online onde e casa da mãe joana rola solta , e corredor ferrando corredor junto com a policia e as vezes policia contra policia , tudo isso torna a saída da garagem um risco real , sem pause ou reestart , o jogador já sai pilhado esperando um maluco vir atrás pra você decidir se enfrenta ou sai correndo , tudo isso em uma mapa vasto cheio de coletáveis escondidos com variação de clima , alem de dia e noite , um grande filme de ação em tempo real.
Se você esta na duvida por comentários de amigos digo pra você que não entre nessa ! existe sim NFS fracos hoje em dia , mas a maioria evoluiu bem e esta fantástica, incluindo o ultimo "Payback" que é um plagio descarado do The Crew 1 né dona EA - mas meus preferidos mesmos são o Rivals e o MostWanted 2012 , ambos pela interação online (opcional ou não) coisa que regrediu um pouco no Payback onde você não ve mais os records de amigos em rampas e radares , vai entender !
E após dois anos volta o blog. Muito bom, acho muito interessantes tuas análises, principalmente sobre os jogos do Mega Drive.
ResponderExcluirValeu amigo , apesar dos atropelamentos de virgulas a gente continua escrevendo de teimoso :V , vem mais coisa de Mega por ai , pode deixar , valeu ;)
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