Paleta de cores , som, ate mesmo a quantidade de memoria do cartucho é usado como argumento contra o Mega , vários mitos criados baseados em ports específicos que sempre são apontados pelos "especialistas" onde de fato o Snes mostra qualidade.
Mas quando acontece o contrario ? não são raros os casos onde o console de 1988 da SEGA da um baile no da Nintendo lançado 3 anos mais tarde , e isso não podia acontecer sendo uma tecnologia mais recente.
A começar pelo enquadramento bem particular dos consoles Nintendo dessa época , Nes, GameBoy , Snes todos com dimensões que não chegam a 4:3 padrão naqueles tempos.
Os consoles Nintendo espediam imagens em um quadrado perfeito que se esticavam para os lados para preencher as antigas TRCs o que deixava os personagens de um port em comum gordos e deformados alem de esconder parte do cenário.
Isto é um problema , que se torna evidente na adaptação do Prince Of Persia 2 para o Nintendo cuja a tela se desloca repentinamente para o lado para compensar o cenário escondido o que acaba "vendendo" o jogador habituado a versão original desse jogo e ate mesmo quem nunca jogou.
A questão do som é a mais citada pelos faboys Nintendo , sera que procede? me diz como um console que gera vozes como as de Strider 2 , Comix Zone, Alien Soldier pode ter um som ruim? eu devo ter jogado Vectorman e Street Of Rage 2 em outro console.
Mas ai lembram de Rock n' Roll Racing apenas, onde a Blizzard se mostrou incompetente na conversão, (e nada alem disso) . sera que esses mesmos críticos compararam Samurai Shadow do Mega com Snes?
Vectorman , Street of Rage 2 , Sonic 3, ate mesmo Show do Milhão feito no Brasil , são inúmeros os exemplos de que não ha nada de errado com o som do Mega , mas nada é o suficiente para os Nintendistas ferrenhos.
Fica muito fácil hoje jogar uma rom de Mega em um emulador f#dido como Gens e dizer que o Snes é melhor , alias é tipico do nintendista usar esse emulador.
Em emuladores a quantidade de cores cai no Mega pela perda do entrelaçamento , efeito gerado por software que dava ao Mega 128 cores por vez nos antigos TRCs |
O ultimo mito a cair por terra foi o limite de memoria por cartucho que teria atingido o auge em S.Street Fighter com 40 MB. mas e o Pier Solar de 2010 que chegou a 64? segundo os Nintendistas de plantão o Snes poderia chegar a 100MB. algo estranho ja que o console tem tantos ports editados como Final Fight , Prince of Persia 2.
O caso da paleta de cores é de fato um limite de hardware mas não de software , mas poucos procuram saber ou pesquisar.
E a questão de processamento que sempre foi vital em qualquer segmento envolvendo gráficos é principalmente jogos? sera que o pessoal acha mesmo que o Snes teve aquele monte de RPGs por opção ou estilo?
Esse quesito e vital na jogabilidade superior do Mega alem na nítida capacidade de lidar com vários elementos vivos ao mesmo tempo na tela , os chamados "sprites".
Logo em seus primeiros jogos o Mega ja exibe uma profundidade unica como em "World of Illusion" onde se nota varias camadas de cenários, essa diferença é vista também em toda serie Sonic que esbanja vida principalmente no terceiro jogo da serie feito nos EUA. Alias , este foi criado justamente com esse intuito, é só comparar a animação de um cenário de Sonic com um Mario, chega a ser humilhante.
Não é atoa que o console Sega ficou conhecido como o videogame voltado pra ação esbanjando velocidade sem pausas entre telas.
Na sequencia abaixo imagens originais respeitando o aspect ratio.
Mickey Mania , logo no começo a diferença do Mega para o Snes é gritante , facilmente você repara cortes de efeitos visuais e sonoros como filme envelhecido que ficou de fora na versão Nintendo. |
Aqui no Mikey Mania fica claro o enquadramento mais bonito no console Sega, sem contar o repertorio sonoro como vozes e FX que misteriosamente sempre é menor nos ports da Nintendo. |
"A primeira impressão é a que fica " a big n pelo visto se baseia muito nisso pois seus jogos sempre focam em detalhes no primeiro contato como uma musica na abertura ou um menu mais chamativo mas sempre tirando com a outra mão mais a frente . Repare no detalhe do reflexo do sol na lente em EarthWorm Jim. bacana né? mas para por ai, pois o port alem de encaixar mal na tela assim como os outros se mostra também castrado no repertorio e em outros efeitos visuais mais a frente.
Repare na sequencia a baixo na fase submersa onde o processador do Snes não conseguiu fazer a distorção da imagem gerada pela ondulação da aguá, sem contar alguns elementos do fundo que foram retirados.
Toda a tela em movimento , diferente da versão Nintendo. |
As imagens quadradas sempre são do Snes. As retangulares Mega. |
Especialmente nessa fase se nota uma qualidade sonora bem superior no MegaDrive, comprove você mesmo.
Battletech, MK3, FlashBack , EarthWorm Jim, esses são alguns dos jogos onde fica mais evidente a falta de alguns sons digitalizados ou faixas inteiras de musicas , algo corriqueiro no Nintendo. em alguns jogos como Mikey Mania é menos evidente mas um ouvido mais aguçado logo percebe um gemidozinho a menos.
Vendo assim eu diria que se tem um console com problema de paleta este é o Snes , veja com Desert Strike fica mais bonito na tela retangular. |
Tome como referencia o logo do jogo e veja o quando o Snes perde em visão periférica. |
É logico que ligado em uma TV 4:3 o Snes não vai exibir faixas pretas para enquadrar sua imagem quadrada , essa imagem é automaticamente esticada para os lados para compensar a falha, e então vem o problema com personagens achatados , ou gordos mesmo se preferir.
Isso nas antigas TVs 4:3 , sem contar as atuais em LCD.
A Esquerda Doom no Snes que só foi possível com um chip extra de nome FX, ja a direita um jogo de base similar "Duke Nukem 3D" feito no brasil usando tão somente o hardware do console de 1988. |
SVP da um show de velocidade trabalhando junto com o processador do Mega, o resultado final e visivelmente mais rico que Star Fox, jogo que recebeu uma homenagem no titulo ResQ para Mega Drive que tem uma fase de bônus bem parecido com o clássico da Nintendo( e sem FX mais uma vez).
Sem contar uma demo de um port do Star Fox feita por fans para Mega(Ultima foto)
Alguém aqui ja sentiu dificuldades em tomar distancia para dar voadoras em MK1 do Snes? |
Mais um porte caindo como uma luva no Mega. |
Campo de visão reduzido e disfarçado com uma moldura no Snes... jogo Toy Story |
Aladdin, mais um clássico com som irretocável no Mega. |
Afinal de contas o que tem de tão extraordinário nos gráficos de Donkey Kong? gráficos pre digitalizados amplamente usados em jogos do tipo Mortal Kombat , Batman Forever e Toy Story.
Mas como se trata de Nintendo ne, o barulho é desproporcional, como se não tivesse esses jogos que citei no Mega ,alem de Vectorman e Sonic 3D. alias alguém ja viu a abertura deste ultimo ?
Adoram tripudiar a superioridade do Snes usando jogos como Rock n' Roll Racing mas quando acontece o contraio fazem questão de esquecer. Samurai Shodown Mega ficou mais próximo do NeoGeo em todos os quesitos não foi por acaso, a diferença de som jogabilidade e tamanho de sprites e clara.
Another World , Mikey Mania e Batman Forever são alguns dos jogos que o Snes apresentam loadings irritantes, mesmo sendo um console em cartucho ,coisa que não acontece nem em Heart Of The Alien Sega CD que é isento de carregamento entre telas .
Efeitos de Luz cortados do port Snes. |
Imagens sobrepostas dos dois consoles mostrando o quanto do jogo fica de fora no Nintendo influindo diretamente no desempenho do jogador que fica com o campo limitado. |
Aqui um exemplo do que a compensação do Snes faz com a imagem final do jogo que fica distorcida. |
Pode reparar esse eterno "mimimi" de Mega Vs Snes sempre começa do lado de um Nindendista , eu mesmo nunca vi um usuario de Mega abrir um topico pra debater isso, sempre tem um mininão velho ja cheio de pelo na cara tentando provar que o nintendo é o dono da parada por esse ao aquele motivo.O que dizer do inicio dessa geração onde encheram o saco por foruns a fora tentando provar que o Wii era melhor que X-Box e Ps3 e agora estão ai com um belo peso de papel vendo a banda passar. Uns caras muitas vezes ja casados e com filhos que não mostram o menor constrangimento na hora de sair em defesa de um Mario kart rsrs, Alias como diria meu amigo Paulo Jr, Mega X Snes se resume a Road Rash e Mario Kart.
Enfim , se tem tanta certeza da superioridade Nintendo pra que ficar levantando a questão o tempo todo? só sei que essa historia é muito chata, cada console teve seu papel e cada um que fique com o seu preferido, uma questão de perfil.
É verdade que quem começou isso foram as revistas hoje extintas que ficavam procurando chifre em cabeça de cavalo procurando diferenças entre ports com avaliações coloridas e bem particulares geralmente em publicações recheadas de jabá de Nintendo.
Gosto muito do Snes video game que passei horas debulhando jogos espetaculares como Metroid e Star Fox, mas os fanboys precisam entender que a "Big N" nunca teve o melhor console e na era 16 não foi diferente.
E caso para se repensar , é justo compara um hardware de 1988 com outro de 1991? nada mais que 3 anos de evolução tecnológica se passaram e o Nintendo se desdobra pra não fazer feio e ainda consegue perder por varias vezes , claramente um console feito "nas cochas" vide seu desenho externo e anatomia dos controles.
3 anos de diferença , praticamente a mesma distancia do Mega para seu predecessor Master System.
* - *
ResponderExcluir