terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Shinobi-X.


Historia: 

Anos de guerra civil levaram o código ninjitsu e seus guerreiros à beira da extinção. É hora de reconstruir, e encontrar a próxima geração de lutadores que irão aprender as tradições ninja. Um mestre ninjitsu está sozinho no meio dos destroços de anos de guerra. Em suas pesquisas, ele encontrou três crianças que mostram a promessa: dois irmãos, Kazuma e Sho, e sua própria filha Aya. Ele começa a treiná-los. Quinze anos se passam. O menino mais velho, Kazuma, começa a rejeitar todos os ensinamentos ninjitsu, salvo uma: a técnica da força. Obcecado com o poder, exige Kazuma que o mestre lhe ensine a técnica definitiva que tornaria o seu poder absoluto. O capitão se recusa, e Kazuma promete voltar um dia e se vingar. Sho e Aya continuar seus estudos e ensinamentos do mestre de ninjitsu. Agora, Kazuma voltou. Ele fez um exército e adquiriu os recursos para construir uma fortaleza. Embora o velho mestre tenha morrido, seus alunos contêm em si os segredos da técnica final. Kazuma cria uma armadilha para atrair Sho em seu esconderijo, e sequestra Aya para usá-la como uma isca. O destino do mundo repousa agora em mãos Sho.


Gráficos:

O que dizer dos gráficos de um jogo em 2D onde todos os personagens são digitalizados?, estão ótimos assim como em Mortal Kombat as digitalizações estão muito boas , alguns detalhes poderiam ser melhores como as nuvens da primeira fase ou a água do píer e da caverna, mas nada que comprometa o belo conjunto visual de Shinobi X.
Os vídeos entre as fases sim e algo realmente destoante do jogo, chega a ser engraçado as filmagens estilo Jaspion so que bem mais tosco, talvez por isso a abertura tenha sido retirada da versão americana o “Shinobi Legions” talvez uma tentativa de evitar uma ma primeira impressão do jogo. Os atores desses filmes ate que se esforçaram mas a qualidade dos efeitos visuais não convencem, Teria sido melhor slides no lugar dos filmes pelo menos a Sega teria evitaria as piadas, mas o que vale é ingame que esta muito bem feito no geral com lugares e construções bonitas representando a cultura japonesa, com cenários interativos que podem ser cortados com sua espada, isso é possível logo de cara nos bambus da primeira fase.

Fase da china mostrando estruturas fabulosas.
Jogabilidade:

A jogabilidade esta ótima apesar do jogo ser muito difícil as vezes, os movimentos clássicos foram mantidos como o inovador pulo duplo finalizado com um mortal com sairavada de shurikens ou uma “Katanada” cortante bastante eficaz pois funciona como uma defesa também. O que parece Shinobi-X foi concebido nos moldes do Shinobi 3 Mega Drive pois a mecânica do jogo é a mesma praticamente, trazendo os movimentos de defesa, corrida, corrida + ataque, pulo duplo(que já vem desde Revenge of Shinobi de 89) e a ricocheteada na parede estilo Ninja Gaiden que tambem so aparece nessas duas versões Mega e Saturn. A habilidade de se mover por cordas no teto também e incomum nas duas versões, mas com mais versatilidade no Saturn pois da pra pagar um de Tarzan balançando de um lado a outro em uma determinada fase apenas. A diferença maior que senti em relação ao Shinobi 3 do Mega esta na voadora “Ala Kung lao MK2” que fora cortada na versão Saturn, substituída por um golpe parecido mas menos eficiente, ( uma espécie de espadada para baixo bem parecida com aquele golpe dado em Golden Axe1,e 2). Mas no geral o Shinobi do Saturn e mais Ninja por ser mais versátil em seus golpes com uma gama maior de opções, agora ele pode rolar se esquivando do inimigo e finalizando com um golpe com a ponta da espada, e também pode rebater shurikens inimigos os devolvendo mortalmente ao remetente(muito bom isso), o mais complicado foi a execução do salto duplo, este sim não ajuda muito na hora que mais se precisa dele,  pois o segundo tem que ser na hora exata,  nem um milésimo a mais ou a menos, e se você não pegar o tempo do pulo vai ter serios problemas na fase do píer onde tem que pular de um barco a outro sem cair no mar.



Som:

Esse sim e um caso a parte, o som do Shinobi do Saturn... pra avaliar um som de jogo eu acho que deveria ser levado em conta duas partes, primeiro o FX que são os sons de espada poderes e tudo mais, o outro e a musica que se não for bem conduzida consegue tirar o brilho de qualquer titulo.
Na parte de FX o Shinobi não tem nada de inovador apenas um numero maior de sons em relação as versões anteriores graças a capacidade maior do CD em relação aos cartuchos o que trás sons bem nítidos e definidos como a katana cortando o ar ou o som do bambu partido tocando o chão , nada de espetacular mas que cumpre perfeitamente a função na ação apesar de achar que poderia ser algo mais barulhento.

Já na parte de musica sim e algo bem particular no Shinobi Saturn pois a versão original Shin Shinobi Den (J) tem uma musica quase tecno com batidas fortes em um looping bem curto o que as torna bem cansativas ao longo da fase, lembra muito a musica do primeiro Shinobi do Mega que na minha opinião foi um dos piores trabalhos de Yuzo Koshiro(Revenge of Shinobi), alem do mais essas faixas não se encaixam no jogo com um ambiente todo oriental cheio de elementos da cultura japonesa e chinesa . O mesmo na versão americana Shinobi Legions (U) que tambem acompanha a japonesa com exatamente as mesmas faixas.
Supreedentemente a versão européia e a mais “ japonesa “ de todas, “Shinobi-X (E)” tem faixas exclusivas todas diferentes do jogo “original”, e não são apenas diferentes, são as mais trabalhadas com um ciclo mais longo e se encaixando perfeitamente no tema Ninja.
As musicas de Shinobi X estão ótimas, por tanto este review e baseado nesta versão logo o som deste jogo e impecável acima da media para a época.

Cenários fabulosos enriquecem ainda mais o jogo.
Concluindo:

Nome original: Shin Shinobi Den (J)
Nome americano: Shinobi Legions (U) *a diferença na versão USA e que misteriosamente a abertura foi cortada!
Nome europeu: Shinobi-X (E) * na minha opinião a melhor versão, por preservar todos os vídeos da versão japonesa, alem de ter as faixas de musicas substituídas por musicas da cultura japonesa, já que as versões USA, e JAP tem musicas que não são compatíveis com o estilo do jogo alem de serem repetitivas, a versão européia e também a mais difícil!.




5 comentários:

  1. Hehe' muito maneiro... só faltou explicar como executar todos os movimentos! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora que você falou posso ate pensar em aditar :D mas não fiz porque são bem intuitivos.

      Excluir
  2. nao consigo passar a fase 7. bem perto do final da fase tem um barco que é bem distante do outro barco nao consigo alcançar,mó trampo.
    !!eu não achei as musicas da versão japonesa ruim não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas você esta usando o salto duplo ? aperta o botão no ar de novo

      Excluir

Indice