Vectorman:
Vectorman é um jogo desenvolvido pela BlueSky Software e publicado pela Sega para o Sega Mega Drive / Genesis. Foi lançado em 24 de outubro de 1995 na América do Norte e 30 de novembro de 1995 na Europa.
Introdução contada com belas ilustrações. |
Em 2049, a população da Terra embarca em uma viagem migratória vital para tentar colonizar outros planetas, Mas antes eles deixam maquinas inteligentes chamadas de "orbots" (nome que mistura Orb que define algo esférico com Robot) para restaurar o eco sistema e limpar a destruição que fizeram na Terra através de lixo e poluição, qualquer semelhança com o longa da Disney "Walle" pode não ser um mera coincidência, mas lembre-se de qual historia veio primeiro.
Raster, (Warhead, era Raster como em gráficos raster, o oposto de gráficos vetoriais)o nível mais alto dos orbots responsavel pelo controle de toda a operação na terra através de uma rede de computadores é acidentalmente anexado a um controle de míssil nuclear por um pequeno operário orbot o que acaba o corrompendo , tornando-se um mal chamado ditador Warhead. por conta própria se declara governante da Terra e começa a preparar para executar qualquer homem que se atrever regressar ao planeta.
Tela inicial de Press Start, sequencia de imagem no ritmo da musica, criativo e inédito na época. |
O jogo ja começa esbanjando efeitos na tela de logo da SEGA, detalhe que da para brincar com ele. Repare que ha um item escondido no canto superior direito quase fora da tela. |
Ai entra o Vectorman, um humilde orbot encarregado da limpeza de lama tóxica simplesmente despejando-a na estrela maior ,o sol, mas depois de regressar de sua ultima viagem , Vectorma se depara com o caos completo na terra, todos os operários orbots estavam loucos controlados pelo Warhead, somente ele Vectorman continuava com suas diretrizes intactas, não havia sido afetado pelo orbot mãe já que estava fora do planeta, então pela primeira vez ele toma uma decisão autonoma como um robo , e decide salvar o planeta destruindo o errante orbot, e restaurar a ordem e a paz na terra.
Detalhe para a lampada ultra violeta sobre o herói robótico. |
Vectorman é um jogo de ação em plataforma 2D, munido de uma arma em suas mãos que disparam pulsos de energia que ganham novas configurações durante o jogo, através de itens que acrescentam os modos "Rapid Fire, Bolo Gun, Wave Gun, .É também usado como arma seus propulsores instalados nos pés que alem de ajudarem a alcançar lugares mais altos também podem destruir inimigos com um único golpe atravez do pulo duplo característico em alguns jogos da Sega como shinobi.
O Robo verde possui a capacidade de se transformar por meio de itens (powerups) em várias formas diferentes como "Drill Morph" broca que corta pisos, ou uma bomba "Bomb Morph" para destruir todos os inimigos ao redor alem de paredes quebráveis que tambem podem ser atravessadas em forma de carro "Buggy Morph",. Há também a útil forma aquática(Fish Morph) que ajuda e muito a movimentar-se em baixo da água ganhando terreno bem mais rápido junto com a invencibilidade, e outras tranformações nem tão uteis assim como um tipo de foguete e outra de elipóptero . Ainda tem as transformações fixas (que não se esgotam com tempo) das chamadas “fazes de bônus” onde se faz a vezes de peão em uma danceteria , trem em uma ferrovia suspensa, e sapo em cima de uma esteira de palha lenbrando muito Frog atari . Fazes essas que de bonus não tem nada , elas podem custar sua vida decretando o fim do jogo, mas que acabaram ganhando esse rotulo por saírem do contexto do jogo.
Não perca tempo aqui, desvie dos irritantes tornados e fuzile o chefe sem dó a cada abertura na parede. |
Gráficos:
Com certeza um dos gráficos mais bonitos da geração 16 bits, Vectorman encanta com sua qualidade visual de criaturas cibernéticas caricatas esculpidas em 3D em um super computador e depois digitalizadas em 2D e inseridas no cartucho Mega Drive, a técnica não e nenhuma inovação do Nintendo Donkey Kong como adoram arrotar por ai, é bem mais velha do que isso, já foi discretamente usada em Sonic3 e na expansão Sonic&Knucles só que com cores bem saturadas para dar um ar de desenho, mas o "corpinho" do porco já era uma digitalização 3D, jogos como Pit FiGht, Mortal Kombat, Batman Forever também já usavam essa técnica a diferença é que nesses jogos eram usados atores reais na digitalização ao invés de bonecos 3d. O resultado alcançado em Vectorman pela ate então desconhecida Blue Sky foi um sucesso de critica ninguém ousou criticar Vectorman, estava perfeito visualmente com uma qualidade de animação ótima , nada que destoasse do conjunto, era como assistir pequenos brinquedinhos ganhando vida na tela, tudo recheado com efeitos visuais de luzes e sombreamento usando tão somente o hardware do console , nada de chips extras.
Quando se fala em musica no Mega Drive já lembram de cara de Yuzo koshiro em Street of Rage , nunca citam Vecorman que alem de ter faixas tão bonitas quanto tem efeitos sonoros excelentes acabando com esse mito de som ruim no Mega , Historia que começa na porca economia que as produtoras faziam diminuindo a qualidade das vozes para ganhar espaço no cartucho pois nessa época se trabalhava com o formato Wave, dai vem a fama do chip de som do Mega ser ruim .
Esta economia não foi feita em Vectorman que tem musicas e FX com qualidade de CD, a voz robótica do herói esta nítida sem aquela rouquidão característica das digitalizações de baixa qualidade, no fundo uma musica tecno totalmente em stereo de extrema qualidade que poderia ser tocada em uma danceteria sem qualquer remixagem, tudo combinando perfeitamente com a ação constante do jogo, repertório musical que rendeu a Vectorman um CD, "Sega Tunes" que contem as faixas do jogo.
Parece faze de bonus mas não se engane, você pode morrer aqui, bem ao estilo Frog do Atari 2600 |
Vectorman usa gráficos pre-renderizados digitalizados em 2D, isto dá ao jogo um falso aspecto em 3D o que deixa tudo muito bonito e mais realista que o método tradicional . os personagens são constituídos de partes moveis, todos com movimento “ao vivo” gerados em tempo real (ao contrario de jogos como Donkey Kong que usa uma simples reprodução de quadros para criar movimentos) se aproveitando a capacidade de processamento do console dando uma velocidade enorme durante a ação alem de uma grande quantidade de peças em movimento no cenário, uma característica deste videogame da Sega que por consequência tem uma jogabilidade rápida e leve como Sonic , Vectorman apresenta também efeitos visuais incríveis como alteração de luzes e efeito de silhueta dependendo do ambiente que o heroi esverdeado e exposto , efeitos que não são vistos em outros jogos no mesmo estilo gráfico.
O desafio requer apenas raciocínio rápido para se esquivar das investidas inimigas a tempo pois é tudo acontece em um piscar de olhos em uma ação frenética onde o relógio e cruel as vezes , um jogo de ação constante onde você só usara a cabeça para descobrir os pontos fracos dos chefes e mais nada.
O jogo se torna viciante carregando o velho contador de pontos comum em jogos antigos onde você podera somar mais vidas no final de cada fase a cada bom desempenho colhendo estrelas e itens.
Diversão garantida.
Efeito causado em uma fração de segundos depois de um relâmpago. |
Vectorman 2:
Historia:
O inimigo agora é outro(Onte foi que ouvi isso?) diferente de V1 onde deu pane geral na robozada V2 o buraco e mais em baixo, o problema agora são os insetos que ameaçam tomar conta do planeta liderados pela sarcástica Viuvá Negra ,uma aranhona de voz gozada que fica te trolando a cada game over com uma risada arrastada e engraçada.
O Jogo continua abusando da capacidade do console com grandes quantidades de objetos se movendo pela tela. |
Algumas mudanças foram implementadas como era de se esperar, e uma delas se ouve nitidamente no áudio que esta ainda melhor principalmente no FX onde a voz robótica do verdão se tornou mais encorpada ficando mais grave, com um repertorio maior nosso heroi agora esta mais falante também ,narrando todos os itens e powerups coletados durante a jornada , ainda brinca dizendo querer mais" Yes" "I Want More!" dando um tom ainda mais cômico ao jogo.
Parece ter faltado criatividade na concepção da tela inicial de V2. |
Logo de cara ja se vê uma tela inicial com Vectorman em tamanho grande com lavas escorrendo de vulcões ao fundo ja mostrando de cara o personagem do jogo(Algo bem clichê nos outros jogos) com a musica tema que se tornou clássica e marca registrada. Eu particularmente preferia a abertura do primeiro onde se tinha uma animação psicodélica traduzindo muito bem em imagem a bela faixa de musica eletrônica ,que também guardava um certo mistério em relação ao conteúdo, abertura que ajudou no fato do jogo se tornar inovador.
Graficamente esta sequencia varia do 8 ao 80 dependendo da faze, hora V2 supera o V1 em alguns cenários, e em outros momentos perde claramente.
A variação de luzes também parecem mais evidentes em V1 que em V2.
Roubando características dos oponentes, grandes mãos para destruir! |
A mecânica de jogo permanece igual, o que muda é a quantidade maior de powerups dando uma gama maior de armas a lazer alem das antigas configurações.
A barra de energia pode ser ampliada com mais facilidade agora ja que as esferas estão mais a vista do que antes, podendo ser estendida mais que o dobro da capacidade inicial.
O Interessante é poder adquirir as características dos oponentes mortos ,como escudo de um inseto que se defende "Shield" , a cauda mortal de um escorpião, herdando também a capacidade de andar sobre a lava, ou grandes mãos de um inseto com pinta de boxeador para poder socar tudo que vem pela frente , seja inseto ou paredes quebráveis.
Transformações estas que fogem ainda mais as peças básicas do herói como matéria prima, mostrando uma complexidade grande ficando distante do robo de esferas.Em algumas fazes as transformações são fixas, você ja inicia transformado, destaque para a fase onde se transforma em um tipo de tanque que muda a mecânica do jogo por completo.
Modo tanque , grande poder de fogo mas incoerentemente frágil |
Alguns insetos kamikazes se jogam pra cima de você causando estragos e estranhamente mudando sua cor aleatoriamente para preta, rosa , verde escuro, marrom , etc, ou Azul como na imagem. |
Novos PowersUps, aqui FireBall |
Upgrade na barra vital durante a jornada , 1,2,3,4,5 ...10 esferas de vida! |
Mais fácil na segunda versão?
Não mesmo, apesar de ter mudado um pouco dando mais tempo mais "sangue" e tambem uma facilidade maior de se ganhar vidas o jogo não mudou muito no quesito Hardcore, a parada continua torta e não ha meio de termina-lo sem profanar a mãe de alguem. Eu diria que a dificuldade é a mesma , talvez ate pior , não vou nem falar dos chefes que tem como ponto alto obviamente o ultimo que deve ser pior que todos os outros juntos.
Concluindo:
A segunda versão continua muito boa mesmo , com algumas melhorias em relação a primeira mas também com algumas coisas que poderiam ser mais caprichadas, mas tudo bem, o nível do titulo foi mantido mas eu prefiro o primeiro jogo do Orbot.
PGC
Fantástico PGC! Muito bem concatenado seu review, realmente fantástico, Patrick! Adorei!
ResponderExcluirE esse jogo é o máximo! A continuação tbm é mto boa!
Belíssima matéria meu caro Patrick.
ResponderExcluirSempre bom parar para ler sobre jogos em seu blog.
Vlw.
(Daniel Barros)