segunda-feira, 21 de maio de 2012

X-Men 2: Clone Wars




Historia:

A raça alienígena technorganic conhecida como o Phalanx esta de volta e estão tentando assumir o controle da Terra incorporando os seus habitantes. Eles também capturaram e clonaram vários mutantes como experiencia. Apenas um seleto grupo de X-Men ( Fera , Psylocke , Gambit , Noturno , Wolverine , Ciclope ) não foram capturados , e temporariamente unidos com Magneto eles tem a difícil missão de derrotar Phalanx antes que toda a humanidade seja englobada. Ao longo do caminho eles vão viajar através de paisagens familiares , incluindo a Terra Selvagem e Avalon , e enfrentarão adversários de batalha poderosos, como Apocalipse e os Sentinelas , Êxodo , Deathbird e muito mais.

Com as calças na mão! apertou o power do console e o jogo já começa. Bastante original.

Surpreendente:

Ao contrario da primeira versão que era mais complexa com elementos de RPG , a segunda versão se mostrou bem mais dinâmica focando a ação sem frescuras do tipo economizar as garras do Wolverine que era controlada por uma barra de especial, agora o jogo faz jus a velocidade do console com uma jogabilidade bem mais agil e veloz ao estilo Shinobi 3.
Assim que você liga o console algo inédito acontece (pelo menos eu nunca vi em outro jogo), você não se depara com logos e marcas de produtoras nem se quer um menu com Options e Press Start , um musica precedida de um fade out e você ja é atirado na ação em meio a uma nevasca com um personagem qualquer escolhido de forma aleatória pelo computador, somente depois de concluir esta fase na neve que a abertura do jogo entra onde você ficara conhecendo as outras opções de heróis disponíveis. são 6 inicialmente , Fera , Ciclope , Gambit, Noturno, Psylocke e Wolverine. Mas durante a jornada você desbloqueia Magneto passando a ter mais uma opção no quadro de seleção ate o final do jogo.
A possibilidade de se jogar em parceria também é uma grande sacada nesse jogo, algo comum de se ver em gêneros do tipo “Beat ‘em up” como Street of Rage mas não em scroll lateral que é o caso de X-Men 2. um segundo jogador pode entrar a qualquer momento apertando Start no controle 2.
Hoje pode ser comum em qualquer jogo se esconder atras de uma parede quando se esta morrendo e esperar sua barra de status recuperar sem nenhum item de energia , mas na década de 90 não. é o que acontece quando se joga com Wolverine , respeitando fielmente o perfil do personagem , mesmo que de forma lenta Logan é o único que se recupera se tornando a melhor opção do jogo para qualquer cenário.



Gráficos:

Sem sombras de duvidas a tradução eletrônica mais fiel e imponente dos mutantes Marvel, não ha nenhuma versão para os videogames da época e talvez ate de hoje que retrate com tanta fidelidade a alma destes personagens , justamente em seu auge na década de 80 e meados de 90 onde Wolverine ainda era uma fera vestindo um uniforme amarelo , na epoca de ouro dos X-men , bem antes de serem afetados pelo duvidoso filme das telonas que acabou influenciando o atual gibi.
Todos retratados em imagem e estilo do personagem , bem diferente de outros jogos como “Wolverine Adamantium Rage” e o próprio X-Men predecessor deste. O Jogo mesmo com uma variedade de escolha tão grande de avatares a quantidade de quadros para animar cada heroi é visualmente superior a qualquer jogo solo como o “Adamantium Rage” que citei , ate mesmo porque todos eles estão bem mais ageis com uma variedade de poderes e golpes bem maiores que qualquer outro titulo , os sprites também aumentaram como ficou visível no raio óptico de Ciclope que agora esta bem mais convincente e fiel ao original.

Poder de Ciclope agora fazendo jus aos quadrinhos.

Jogabilidade:

Com uma velocidade bem maior ficou bem mais prazeroso acertar os inimigos e mais fácil também, o jogo foi muito bem planejado desta vez com características de controle bem mais definida para cada herói como a possibilidade de cravar as garras do Wolverine nas paredes para escalar. No geral é possível se concluir qualquer fase com qualquer personagem mas alguns se destacam mais em um cenário especifico.
Um botão para pulo outro para soco é chute , e um terceiro para o golpe especial , (raio ótico no caso do Ciclope) , ha vários níveis para este ultimo que é visível esteticamente no poder emitido como na espessura do lazer que sai dos olhos de Scott Summers.
Ha dois níveis de poderes pra cada estado da barra de vida, um com o simples apertar dando um toque rápido e outro onde se segura o botão por alguns segundos para acumular energia , esses golpes dobram de potencia quando a barra esta no seu segundo estado depois de adquirir alguns itens de life pelo cenário, esse modo super fica evidente com os traços amarelos nos dois últimos slotes, e são infinitos ate que você perca “sangue” pelo caminho.
Tudo com uma versatilidade incrível que proporciona uma liberdade de movimentos enorme para um jogo da geração 2D, é possível atacar em todas as direções praticamente ,seja com poderes ou golpes ,como no ponto forte do Noturno que é sua voadora que pode ser executada na horizontal , diagonal pra baixo e pra baixo , voadora onde o azulão da um leve kique gerando impulso para emendar outra voadora em outro inimigo, um verdadeiro Ninja , alias o jogo se parece bem com Shinobi na maneira de jogar.



Musica e FX:

Com uma trilha bem futurista e empolgante variando com o contexto do cenário indo de uma batida bem lenta e calma a forte e sistemática, destaque para a musica tema que toca na abertura e no final, difícil não jogar depois de ouvi-la.

A trilha do jogo foi composta por Kurt Harland , da banda eletrônica Information Society . um CD de audio foi lançado mais tarde em 1996 .

O FX do jogo passa despercebido , não é ruim mas também não e boa o suficiente para merecer algum destaque, pra quem jogou Chakan o Homem eterno sentira algo familiar ao coletar um item.

Particularidades de cada um:

Fera:

Um pouco lento com especiais discretos , mas com habilidades acrobáticas como a capacidade de grudar na parede ou galgar lugares altos quicando nela, seu ataque básico como socos e voadoras tem o dobro da força dos outros personagens chegando a tremer o cenário.

Ciclope:

Raio óptico que é bastante abrangente pegando qualquer parte do cenário com o uso do direcional , e que pode ser dobrado de tamanho quando carregado segurando o botão. Além disso Scott é bem ágil no corpo a corpo podendo aplicar socos e voadoras.

Gambit:

O Mutante do baralho tem uma maneira de se jogar bem parecida com Ciclope com uma enfase maior no corpo a corpo onde ele faz mais estragos por usar um bastão ao invés dos punhos que por consequência tem um alcance maior, mas assim como Scott o Frances e muito eficiente para eliminar alvos a distancia.

Noturno:

Com teletransporte explosivo que tambem mata , o demônio azul faz estragos ,recurso bastante complicado de se encaixar , mas a sua capacidade de se locomover pelo cenário e lutar é a mais completa do jogo podendo rastejar pelas paredes como o Homem aranha e dar voadoras em sequencia emendando hits nos inimigos alem de ter o chamado pulo dublo que facilita para alcançar lugares mais altos.

Psylocke:

A mulher das armas psíquicas agora esta munida de uma espada real que atinge um raio bem extenso matando vários oponentes em uma tacada só , ela também se agarra as paredes mas não pode se movimentar nela como Noturno , ela também pode executar o pulo duplo que pode ser mesclado com a espada desenhando um circulo mortal no ar destruindo vários alvos de uma só vez. seu pode psíquico só funciona contra inimigos orgânicos mas é fatal.

Wolverine:

Logan talvez seja o personagem mais equilibrado mesclando força , velocidade e agilidade , alem de ser o menor de todos sendo mais fácil se esquivar de tiros com ele, com certeza o mais eficiente no combate corpo a corpo graças a suas garras mortais que aniquila o adversário sem muito esforço , garras essas que pode ser usadas para escalar paredes de forma um pouco mais lenta que Noturno e verdade mas ainda sim igualmente eficiente, é também o unico que se pode atravessar todo um cenário sem a necessidade de itens de vida pois seu poder de cura esta presente assim como nos quadrinhos e pode regenerar os 4 últimos pontos da barra de vida simplesmente com o passar do tempo.

Magneto:

Sem nenhum tipo de ataque corpo a corpo talvez seja o personagem mais difícil de se jogar, seu ataque básico é parecido com o de Gambit lançado projeteis a distancia , ja o seu especial consiste em uma bola de energia que estoura atingindo vários inimigos no cenário, muito lento no chão mas pode flutuar no cenário ficando parado em um ponto fixo e seguro podendo acertar oponentes a distancia. lembrando que Magneto só entra no jogo a partir da terceira fase.





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