sábado, 26 de maio de 2012

Resident Evil: Rebirth





A Historia se repete.

O jogo começa em 24 de julho de 1998, após helicóptero da equipe Bravo ser localizado, grupo que foi enviado para investigar supostos ataques canibais a famílias inocentes em Raccoon City , mas não há sinais de sobreviventes, apenas o corpo do piloto Kevin permanece na aero nave.. Enquanto procurava a volta pelo resto do grupo a equipe Alpha é atacada por cães ferozes que matam um dos membros da equipe, Joseph. O piloto do helicóptero, (Brad) entra em pânico e foge deixando todo o grupo. Fugindo dos cães a equipe Alpha é forçado a buscar refúgio dentro de uma mansão vizinha, que se acredita estar abandonada.

A forma com que ela e contada dessa vez sim é bem diferente, mesmo não usando mais atores reias como no jogo original de 1996 a qualidade melhora muito pois aquele tom de filme trash fora bastante amenizado apesar de ainda estar la.

As falhas toscas na direção como na cena da mina onde um personagem é morto na sua frente e seu avatar nem se preocupa em correr atras pra ver quem é o autor do disparo continuam inalteradas, logo de cara ja se nota que não haverá muitas mudanças quando o Barry vem com o mesmo papo furado tentando descobrir de quem é o sangue ao lado da lareira . Melhora e muito na atuação do "bonecos" que deixaram de ser robóticos ganhando movimentos literalmente humanos dessa vez, mas tirando isso o jogo continua muito mal dirigido



Som:

As musicas foram todas refeitas mas tão carregadas no saudosismo que muitas vezes se tem a sensação de estar ouvindo a original, o mesmo pode ser dito para o FX que assim como no original continua cansativo com o bater das botas no assoalho e o abrir e fechar de portas que também aqui são usadas para disfarçar os loadings.



Graficos:

Ai sim vem a parte boa que realmente justifica esse remake, assim como nos primeiros jogos o cenario não passa de uma imagem 2D pre-renderisada , só que diferente da trilogia inicial onde se usava um único quadro de fundo como papel de parede, o remake usa um video como plano de fundo, como se fosse uma grande gif animada que se funde perfeitamente com os personagens (Estes sim gerados pelo console) truque muito usando na decada de 90 em jogos como "Bram Stoker's Dracula( Sega CD)" e Mr. Bones", que da uma qualidade visual final muito acima da capacidade real do hardware consumindo pouco recursos.

A movimentação dos personagens agora estão mais dignas de uma pessoa real bem diferente da brutalidade de movimentos do original, fica visível na postura de alerta do seu avatar enquanto caminha com a arma na mão junto ao corpo na altura da cabeça como um agente que recebeu um treinamento de fato.

Destaque para os relâmpagos antes inexistentes que agora fazem parte da ação dando um ar de dramaticidade atravessando janelas iluminado o cenário de forma repentina, o que realçou a atmosfera tenebrosa do ambiente envelhecido que se mostra bem mais importante na sensação de solidão que o jogo proporciona nas primeiras versões.

Esse leitor de MoDisk me parece familiar de mais.... talvez se pintar de roxo...

Controles:

A jogabilidade e praticamente a mesma exceto pela inserção da segunda arma chamada "arma de defesa", que pode ser uma adaga ou uma arma de choque , ambas tem como único objetivo afastar o zumbi uma vez que ele chegou próximo o suficiente para te agarrar, um recurso pontual pra fazer frente as novas investidas dos cadáveres ambulantes que agora surpreendem com mais facilidade o jogador dando pinotes repentinos se mostrando bem mais vivos do que mortos.

Os puzzles mudaram quase que por completo , sendo que alguns deles foram retirados fazendo dessa versão um jogo praticamente inédito , que não vai fazer a menor diferença pra quem esta começando agora ja que os quebras cabeças não são complicados, mas que podem confundir quem jogou a primeira versão por estar esperando algo obvio.

Assim como as armas secundarias vários itens novos foram inseridos boa parte deles fazem parte de puzzles e são essenciais para progressão no jogo, por isso é importante manipular cada um deles no menu 3D do inventario, recurso que também foi trazido da versão original que ate hoje não entendo porque foi retirado da serie.



Concluindo:

Essa versão vale muito a pena por lapidar o ja divertido Resident 1, trazendo de volta todo aquele mistério de puzzles da primeira versão só que com bastantes melhorias, praticamente cada canto da casa recebera um upgrade ganhando um cantinho extra principalmente na parte externa com novos cômodos mostrando que mesmo com um cenário extremamente familiar é um jogo praticamente novo e muito mais extenso que o original.

Mesmo pecando com as mesmas canastrices na atuação dos personagens que cria uma abismo de maturidade se comparando com um Silent Hill por exemplo , Resident Remix ainda sim é um épico que não pode ser ignorado no grupo seleto de clássicos. cumprindo muito bem seu papel como RPG de ação, se mostrando um jogo bem elaborado entretendo o jogador com horas de diversão .
Jogo que ficou restrito ao Game Cube e quase ficou perdido a uma unica plataforma se não fosse pelos emuladores , mais precisamente o Dolphin que é um baita software onde qualquer leigo pode carregar uma iso sem necessidade de configurar nenhuma bios , nada!

Por tanto não ha mais desculpas para conhecer esse clássico.

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