sábado, 2 de junho de 2012

Ultimate Mortal Kombat 3: Mega e Snes

Não é segredo pra ninguem que eu sempre preferi o Mega ao Snes (essa pagina não nega), mas é lógico que isso não impede de dizer que um jogo ficou melhor em uma plataforma do que na outra , sou FanBoy sim mas radical como os Nintendistas de plantão não. Muito raramente em um jogo multiplataforma eu deixo de jogar a versão do Mega pra jogar do Snes, isso e raro mas acontece , hehehe como no caso do jogo Dragon " a historia de Bruce lee onde o do Snes e superior. Outro jogo que eu tinha plena convicção de que o do Snes era superior era o Ultimate MK3, mas essa certeza foi abalada , depois de um curto dialogo em um blog onde o dono disse não concordar comigo sobre isso. hehehe

 

No caso do Mortal Kombat 3 sim, eu tinho certeza que do Mega é melhor por estar bem mais completo que a versão Nintendo tanto no repertório sonoro quanto graficamente. Pra mim era visível que do 3 para o ultimate a versão Mega tinha sofrido mudanças radicais caindo de qualidade dentro de sua capacidade mostrada anteriormente, em contra partida o Snes me parecia ter mantido um certo nivel.

Do MK3 para o Ultimate a versão Mega mostra uma queda drástica nos menus.

 Sera que me enganei? para tirar a prova resolvi desenterrar os dois e jogar uma versão apos a outra, e pra minha surpresa descobri fatos novos que não havia notado na década de 90 nos consoles ,e como de costume as tendenciosas revistas de Games da época tambem fizeram questão de omitir. Começando pelas telas iniciais do UMK3 no Mega já se tem um sentimento de frustração se comparado com a versão anterior(MK3) do próprio console e com a versão Nintendo , do logo do jogo aos menus de options e seleção de personagens nitidamente se nota que tudo foi simplificado.

Gif animada com a tela de seleção Mega e Snes sendo sobrepostas, se você for muito observador ira notar que dois personagens tiveram suas posições trocadas.
A esquerda menu do Mega , a direita Snes...


Profundidade de cenário.

 


Então você começa a jogar e ja nota uma certa naturalidade na ação do Mega, as repostas aos controles são impecáveis na versão Sega enquanto no Nintendo facilmente se perde o tempo de uma magia seja fazendo o movimento rápido de mais ou lento de mais, a velha historia de processamento do Nintendo que acaba prejudicando na jogabilidade, isso e facilmente percebido pra quem gosta de jogar com Sub-Zero como eu ao tentar congelar o Shao Kanh se levantando onde o gelo passa a ser loteria, hora saindo rapidamente , hora não. Apesar de uma definição maior em alguns cenarios do Snes algo estranho acontece durante a jornada , você começa a perceber que as fazes estão se repetindo muito rapidamente ,e so ai então pela primeira vez percebi que estavam faltando varios cenarios no Nintendo mesmo os que o console já tinha no jogo anterior, o MK3 Alem disso jogando a versão Mega e Snes em sequencia pude notar que a versão Sega parece ter uma resolução interna melhor pois os sprites dos personagens parecem menos serrilhados, e ao contrario do fundo as digitalizações destes parecem mais definidas na versão Sega. Sem contar o Layout inGame onde o Snes é um pouco descaracterizado por colocar letras muito grandes que ficaram de fora da barra de energia , disposição bem diferente do arcade.

Pela barra de energia é facil perceber "quem é quem" , note que os sprites no Mega parecem ligeiramente mais bonitos.
Agora o Mega esta em primeiro a esquerda...

O repertório sonoro de fato parece mais agradável no Mega, não que o do Snes seja ruim , mas parece descaracterizado com alguns barulhos  estranhos que não se encontram no original do arcade , parecem mais omissos contribuindo menos para a ação que na versão Sega onde a porrada parece mais dramática. A diferença entre os ports começa a ficar gritante quando se progride fase a fase no Mega , varios cenários que não são vistos no Snes começam a aparecer e aparecer um atras do outro mostrando que algo de muito errado fora feita no Nintendo tornando o jogo mais variado e menos entediante no Mega . Aqui estão 4 backgrouns que não vi no Snes

"The Subway" Cenário do metro cortado do Snes.
"The Bank"  , somente no Mega
"Soul Chamber"  Mais um que ficou de fora no Nintendo.
Catedral "Kombat Temple", mesmo sem as velas este cenário continua presente no console Sega, ja no Snes não.
Ao terminar o jogo no Nintendo você ja ve de cara a historia do personagem , ja no Mega você ganha os tesouros de Shao Kahn onde se pode escolher o mesmo final que aparece no Snes ou optar por outro premio que varia de uma luta especial ou uma demonstração de todos os fatalites , babalites , etc. Resumo da opera ... o Snes não era superior como eu pensava , apenas causava uma boa impresão em uma primeira olhada superficial do jogo pois tem uma qualidade visual superior nas telas de entrada incluindo menus e tela de seleção o que leva a torcer o nariz para a versão Sega. Mas depois de um tempo jogando logo se ve um terrivel engano, pois no jogo em si no visual não muda muito, e o Nintendo acaba se mostrando um adaptação muito mal conduzida com uma distribuição de recursos bem equivocada deixando esse port ainda mais longe do original arcade que no caso do Mega. eu já devia saber disso por ter visto a mesma pratica ser aplicada no jogo Flash Back onde o do Snes enche os olhos em um primeira olhada mas acaba se mostrando deficiente em muitos quesitos durante o jogo, algo que não deveria acontecer entre um console lançado na década de 80 contra outro de 90, o que mostra mais uma vez que a Sega estava bem a frente do seu tempo. A adaptação Sega optou por fazer sacrifícios em telas menos relevantes como a de seleção de personagens e continue para distribuir recursos de uma maneira mais sabia fazendo assim um jogo mais completo. Realmente agora vejo o porque de algumas pessoas preferirem esta versão.

Tesouros de Shao Kahn, premio exclusivo para quem termina o jogo no Mega

3 comentários:

  1. ... e o mesmo vale para o Street Fighter.
    Horas jogando no MD, e poucos minutos entediantes no SNES.

    ResponderExcluir
  2. O mais estranho é que no SNES não tem esses cenários,mas no menu secreto do sound test você escuta as músicas desses cenários,mas pela trilha sonora do SNES ser mid ficou uma porcaria.

    ResponderExcluir

Indice